Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Sua Santidade já chegou!

A matéria reproduzida abaixo foi publicada no jornal Diário da Região (antigo Diário de Osasco), que circula pela região Oeste da Grande São Paulo. A publicação no site do periódico ocorreu na tarde de 9/4. Como nenhuma alma bondosa (nem eu) avisou a redação, a notícia saiu publicada na página 6 do impresso do dia seguinte (10/4) com chamada de capa! Ou seja, para o Diário, Sua Santidade deixou o Vaticano em plena Páscoa para visitar o Brasil. Essa já está na história do jornalismo regional.

***

BARUERI / Exército atua na segurança do Papa

Soldados e oficiais, que integraram segurança do presidente George W.Bush, também vão atuar nos Jogos Pan-americanos

O 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (GACL), Grupo Bandeirante, localizado no Jardim Belval, em Barueri, está atuando na segurança do Papa Bento 16, que chegou ontem em São Paulo, onde permanece até o dia 13.

A unidade militar é subordinada à 12ª Brigada de Infantaria Leve, sediada em Caçapava, interior do Estado. O 20º GACL atua em qualquer parte do território brasileiro e está preparado para utilizar helicópteros nas operações.

Antes de serem designados para acompanhar a visita de Bento 16, os soldados e oficiais do Grupo Bandeirante também integraram o esquema de segurança do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, durante visita ao País, no início do mês.

Os militares do Grupo Bandeirante também irão atuar no grupo de segurança durante os Jogos Pan-americanos que acontecem no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 29 de julho.

O grupo também participou de missões de paz da ONU no exterior e teve participação nos campos de batalha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Visita do Papa

Bento 16 chegou ontem no aeroporto de Guarulhos. De lá, seguiu para o Campo de Marte. O Papa ficará hospedado no Mosteiro São Bento.

Hoje, ele participa de um encontro em São Paulo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por volta de 18 horas, vai ao Estádio do Pacaembu para encontro com jovens.

Amanhã, às 9h30, participa de missa no Campo de Marte, quando também acontece a canonização do beato Frei Galvão. À tarde, segue para a Catedral da Sé, e em seguida para o Campo de Marte e parte para Aparecida, onde se hospeda no Seminário Bom Jesus.

No dia 12, pela manhã, visita a região de Guaratinguetá e no final da tarde reza Missa do Rosário na Basílica Nacional de Nossa Senhora de Aparecida.

No último dia da visita ao Brasil, Bento 16 participa da missa de abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe.

***

É engraçado como os vários canais de comunicação da Globo simplesmente ignoram a mobilização de milhares – que na verdade podem chegar às centenas de milhares – de trabalhadores nas ruas de todo o país, que protestam contra a Emenda 3 e apóiam a manutenção do veto do presidente Lula. Principalmente o Portal G1 e os telejornais.

Por outro lado, uma manifestação de 220 sem-teto em frente ao Ministério das Cidades, ganha uma importância ímpar na pauta do dia. É engraçado. Muito engraçado.Talvez seja pelo fato de contrariar a política de contratações da empresa. Afinal: desde o motorista até a apresentadora do telejornal, todos são obrigados a constituir empresa e trabalhar na precariedade. Fica registrado o protesto da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) (Valter Bittencourt, assessor de imprensa da CNM/CUT, São Paulo, SP)

***

Sou um dos integrantes da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, instituição esta que está em greve há mais de 60 dias. A Defensoria Pública é instituição essencial à realização da Justiça, pois a ela incumbe prestar assistência jurídica integral e gratuita à população carente de nosso país (pessoas com renda familiar até 3 salários mínimos), que gira em torno de 75% do todo. Os defensores públicos de Minas Gerais estão em greve há mais de dois meses em busca de melhores condições de trabalho para o desempenho de suas atribuições. Há um défcit de 450 defensores no estado de Minas e, por isso, a maior parte dos municípios mineiros está defensores públicos e a população carente abandonada à própria sorte.

A greve também se dá porque onde há defensores públicos faltam computadores e pessoal administrativo, e existem casos de defensorias funcionando em porões, sendo despejadas e outros absurdos. A greve prossegue pelo fato de os defensores públicos perceberem renda que corresponde a aproximadamente 1/5 da renda dos promotores de justiça e juízes que acusam e julgam. No entanto, apesar desta situação, a Globo Minas e grande parte da mídia mineira se recusam a noticiar a greve com o fim de proteger a imagem do governador Aécio Neves. (Wener Trindade Mendonça, defensor público, Varginha, MG)

******

Chefe de reportagem do jornal Visão Oeste, Osasco, SP