Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Tereza Rangel

‘O jornal Folha de S.Paulo, parceiro do UOL, deu um furo de reportagem na quarta-feira: adiantou o conteúdo da caixa-preta do Airbus-A320 da TAM, que se acidentou em 17 de julho, matando 199 pessoas. O UOL aproveitou-se do furo do jornalista Fernando Rodrigues e levou o texto à manchete. Faltou, contudo, prudência. O jornal, apesar de ter dado como manchete o enunciado quase idêntico ao do UOL: ‘Caixa-preta indica erro do piloto’, tomou o cuidado de dar destaque à possibilidade de ter havido erro do equipamento. Logo abaixo da manchete, deu linha-fina para essa hipótese. O UOL não o fez, mantendo durante quase todo o dia de ontem em suas manchetes a tese de possível erro do piloto. Primeiro, no texto da Folha. Depois, em texto vindo de Brasília a relatar a sessão da CPI do Apagão Aéreo que tornou pública a transcrição das gravações da caixa-preta. O enunciado da nova manchete: ‘‘Lembre-se, nós só temos um reverso’, disse piloto’. O texto citava o furo da Folha, mas o distorcia: ‘reportagem exclusiva publicada pela Folha de S.Paulo nesta quarta antecipou o conteúdo das caixas-pretas, indicando que houve falha humana no acidente’. Na verdade, a reportagem, logo em seu lide, levantava também a possibilidade de pane no computador do avião. O UOL poderia ter feito um enunciado que contemplasse a hipótese de erro humano ou mecânico.

O próprio Fernando Rodrigues, que é repórter da sucursal da Folha em Brasília e colunista do UOL, escreveu um post em seu blog às 9h29, para chamar a atenção de que os dados da caixa-preta poderiam tanto indicar erro do piloto quanto pane no computador. O UOL perdeu a chance de equilibrar sua edição. Deu pouco destaque a esse porém feito pelo autor do furo: ele ficou em chamada discretíssima na home page entre 10h20 e 11h46. No final da tarde, o mesmo Fernando Rodrigues, em entrevista ao UOL News, reforçou a prudência. O UOL chamou a entrevista em sua submanchete por uma hora e quarenta minutos. Depois, manteve-a em espaço minúsculo. Assim, o destaque ao suposto erro dos pilotos foi maior do que as ponderações de que a falha pode ser mecânica.

‘Porém’ sem destaque

Hoje, a Folha fez uma edição muito cautelosa, dando menos ênfase à hipótese de erro do piloto. O UOL teve o texto da manchete do jornal, mas deu destaque a ele apenas até as 8h15. Desta forma, a edição do UOL reforça, prematuramente, posto que a investigação levará meses, a tese de falha humana, ‘condenando’ os pilotos, que nem podem se defender.

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Incompletos e cansativos (1/8/2007)

Na Internet, o número de fotos passíveis de publicação de um mesmo assunto é muito maior do que em outras mídias, que têm limite de espaço para veicular seus conteúdos. Com o aumento da velocidade de conexão nos últimos anos, fotos ganham espaço na edição. O público procura por boas e muitas imagens na Internet, e o UOL tem a obrigação oferecer cada vez mais bons álbuns de fotografias. Precisa, porém, caprichar na edição.

Muitas vezes, álbuns são editados sem que haja informações complementares sobre o assunto de que tratam as imagens e com legenda repetida tantas vezes quantas fotos há. O resultado final fica abaixo do desejado, incompleto e cansativo. Além das fotos, que são ‘máquinas de audiência’, é recomendável haver links com material complementar para quem se interessar pelo assunto destacado nos álbuns.

Cito três exemplos em áreas distintas do portal hoje, todas em homes de estações, para mostrar que o problema é generalizado.

UOL Carros publica álbum de fotos sobre o carro Bentley. Foram dez fotos, todas com a mesmíssima legenda. Toda a informação disponível sobre o veículo é que ‘além do luxo, o mais potente Bentley tem motor 6.0 de 12 cilindros e chega a 326 km/h’. O internauta não achará informações básicas, como se o carro já foi lançado, onde é vendido, quanto custa. Não há nenhum link que mande para alguma reportagem sobre o Bentley Continental GT Speed 2008.

UOL Estilo tem um álbum com lindas fotos sobre um desfile de moda no Iêmen. Das 14 legendas, 12 são iguais: ‘Iêmen, conservador país árabe, tem seu primeiro desfile de moda na capital Sanaa’. Mais uma vez, nenhum link que fale mais sobre o evento de moda. Quem são os estilistas? Como foi a aprovação do desfile? Foi um sucesso? Quem o organizou? Quem são as modelos?

UOL Música e home page do UOL veiculam álbum sobre show da banda Rage Against The Machine em Nova York: 13 fotos, seis legendas repetidas, nenhum link com a crítica do show, nenhuma informação sobre como foi o espetáculo, que músicas foram tocadas, qual foi o público. Neste álbum, pelo menos, havia links para músicas do grupo na Rádio UOL e para as letras das músicas. Poderia trazer também um link para o texto que estava na manchete de UOL Música sobre bandas que voltaram aos palcos (entre elas a Rage Against The Machine) ou até mesmo a crítica do show da banda no festival de Coachella, em abril.

Com a palavra, a redação

A gerente geral de Entretenimento do UOL, Manoela Pereira, respondeu agora (20h36).

‘Dos três exemplos que você citou, identifico que faltou cuidado de edição em dois deles (UOL Carros e UOL Música). Já alteramos as legendas com informações complementares e incluímos links (leia mais) para os textos relacionados. Sobre o álbum do desfile de moda no Iêmen, publicado por UOL Estilo, o caso foi diferente. Recebemos as fotos sem nenhuma informação adicional, apenas que se tratava do primeiro desfile de moda na capital Sanaa. Para não deixar de publicar essa notícia, cuja relevância está no fato de ser o primeiro desfile de moda nesse país islâmico, optamos por subir um álbum. As fotos estavam lindas e foi irresistível.

Atenciosamente,

Manoela’

Iêmen (atualizado no dia 2 de agosto)

O álbum de fotos do desfile de moda no Iêmen poderia, ao menos, ter informado que o evento aconteceu durante o Festival Turístico de Verão, que visa a atrair estrangeiros ao país, depois da morte de sete turistas espanhóis em atentado no dias 2 de julho. A ombudsman achou essa informação em legenda de foto enviada por agência de notícias.

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A indústria agradece (31/07/2007)

Pouca gente há de discordar de que a atriz Ana Paula Arósio é linda. Colocar sua foto como o principal destaque em UOL Celebridades e num dos principais da home page do UOL é tentador. O público há de agradecer e dar audiência, clicando na imagem.

O UOL, porém, mostrou um jornalismo fraco hoje, ao fazer um álbum inteiro de fotos da linda atriz num evento de uma marca de maquiagens. Deu o álbum, editou várias fotos da atriz, divulgou o nome da marca, mas não fez jornalismo.

Se o prêmio é suficientemente importante, por que o UOL não deu seu resultado? Ele foi entregue ontem à noite. Até agora, nenhum texto foi publicado sobre os vencedores nas oito categorias de que é composto. É o mesmo que anunciar o Oscar, dar um grande álbum de fotos das beldades que estiveram na festa, mas não dizer quem foram os vencedores do maior prêmio da indústria cinematográfica.

Na home de Beleza e Boa Forma, na estação UOL Estilo, a chamada é desatualizada, anunciando a festa de entrega do prêmio. O link que há no álbum de fotos de UOL Celebridades vai para um texto que só fala da atriz e não cita os vencedores.

A busca do UOL não traz resultados que apontem para coberturas do UOL em anos anteriores do mesmo prêmio, dando indícios de sua importância restrita.

Se o prêmio só vale pelas belas fotos, por que divulgar o nome do fabricante? O UOL tem de tomar cuidado para não ser usado pela indústria -seja ela qual for. Uma hora de exposição na home page do UOL custa R$ 100.000 aos anunciantes, segundo tabela da Publicidade. Se fosse anunciar no espaço nobre que o UOL lhe presenteia, o fabricante teria desembolsado, até agora, mais de R$ 200.000,00. O UOL deu um presente e tanto à marca de maquiagens.

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O Pan, sob a óptica do internauta (30/07/2007)

O UOL está na fase final da cobertura do Jogos Pan-Americanos, cuja festa de encerramento aconteceu neste domingo no Rio. Durante os 18 dias de competições, a ombudsman recebeu quase duas centenas de manifestações de internautas sobre o evento. Destaco, a seguir, os principais pontos da cobertura sob a óptica do público.

Erros de informação e português

A maioria absoluta das manifestações enviadas à ombudsman era para apontar erros pontuais de informação ou de português. Algumas reportagens, destacadas nas home pages do UOL, de Esporte e do Pan, estavam coalhadas de erros que irritavam o internauta. Em sua maioria, os erros foram corrigidos logo após sua identificação. Nenhum foi reconhecido publicamente. Um dos campeões de apontamento dos internautas foi o valor do PIB brasileiro, publicado no Raio-X dos 42 países que participam do Pan 2007. Neste caso, porém, a redação preferiu tirar do ar a informação a corrigi-la.

‘Continuam os erros de português pelas matérias do site… Esse é um ponto a ser melhorado (e muito) pelos responsáveis. Os erros realmente irritam’, escreveu a internauta Vanessa. ‘Minha dúvida é: os textos publicados não passam por revisão, nem mesmo do autor? Sim, pergunto isto porque, para escrever ‘…ele enfrentou o mexicano Oscar Aguillar, do México…’ nem o próprio autor deve ter revisado… Afinal, poderia ser o mexicano de Cuba?’, disse Elcio.

O UOL tem de perseguir a excelência de seus textos. Sugiro que adote o critério de revisão prévia à publicação de todos os textos destacados em homes, obrigatoriedade de uso de corretor ortográfico e reconhecimento dos erros publicamente.

Quadro de medalhas

A atualização do quadro de medalhas foi o segundo assunto que mais despertou o interesse dos internautas. Quase diariamente houve queixas de erros ou falta de atualização. UOL Esporte diz que uma parte dos os e-mails era resultado do critério adotado em somente colocar no quadro medalha ganha e não ‘virtualmente ganha’. Como emissoras de tevê usavam outro critério, criaram-se ruídos. Mesmo que não tenha havido erro na maioria dos casos relatados pelos internautas, houve aí um problema, já que muita gente ficou confusa.

Com objetivo de evitar novos ruídos dessa natureza, o gerente geral de UOL Esporte, Alexandre Gimenez, pretende adotar para os Jogos Olímpicos um destaque para as ‘medalhas em jogo no dia’, de forma bem clara, para que o internauta saiba quais estão em jogo naquele dia e quais são as virtuais medalhas. Assim, o internauta terá o quadro completo. No Pan, ele precisava navegar pelo site para conseguir saber. Havia informação, mas muita gente não conseguiu encontrar.

Fotos sem ação

Em relação à edição de fotos, leitores escreveram para criticar o excesso de imagens de entrega de medalhas e a falta de fotos dos eventos esportivos. O UOL reconheceu que houve problemas, mas continuou a privilegiar a festa em detrimento do evento.

Bairrismo e ‘espírito de porquismo’

No início do Pan, houve muitas queixas de ‘bairrismo’ e de ‘espírito de porquismo’ da cobertura do UOL, que noticiou as vaias ao presidente e apontou falhas do evento no Rio. As queixas rarearam durante a competição e voltaram, com força, no final, por conta de textos críticos em relação à pretensão do Brasil de ser sede de Olimpíada.

Durante o evento, aqui e ali, o UOL foi acusado de torcer contra, principalmente em momentos de derrotas de brasileiros. Internautas defenderam a tese de que o portal deveria prestigiar o esforço do atleta e não apontar suas falhas. Reproduzo o que disse o leitor Alexandre.

‘Os que acompanharam o Pan viram o esforço de Flávio Canto que, saindo de uma lesão, foi competir e, no final, acabou a piorar. Então acho um desrespeito dizer que um atleta – não só ele, todos – foi uma decepção, já que se eles estão lá é porque eles mereciam e fizeram todos os esforços para fazer o melhor.’

Concordo com os internautas em casos pontuais como este, mas também com a redação no geral, quando se defende ao dizer que criticar o Rio não é bairrismo. ‘A opção do UOL Esporte na cobertura do Pan-Americano do Rio de Janeiro foi a de fazer jornalismo, não entretenimento. E seria a mesma caso a competição tivesse sido realizada em São Paulo, Belo Horizonte, Manaus ou Recife’, diz o gerente geral de Esporte do UOL.

Para evitar que o UOL seja chamado de bairrista ou ‘espírito de porco’, tem de redobrar a atenção nos textos, cuidar para evitar que uma edição feita às pressas possa ser interpretada com parcial e adotar sempre o espírito de autocrítica. Não adianta a maioria das reportagens estar equilibrada. Bastam poucas com falhas para criar a sensação de que o portal ‘torce contra o esporte’.

Elogios

Houve até elogios à cobertura. Como acredito que seja mais fácil alguém escrever a um ombudsman para demonstrar sua insatisfação do que para agradecer, destaco o que disse o escriturário João.

‘Venho por meio deste elogiar a qualidade com que o portal UOL Esporte vem cobrindo a 15ª Edição dos Jogos Pan-Americanos. Como trabalhador que sou, passo o dia todo longe da TV ou rádio, e meu único meio de acompanhar o que está ocorrendo no Pan do Rio é a Internet.’

Balanço

Senti falta no balanço do Pan que UOL Esporte publica hoje de uma avaliação sobre as conquistas brasileiras do Rio e o que elas representam para o sonho olímpico em 2008. A Folha trouxe bom balanço, sem destaque pelo site do Pan nem pela home do UOL.’