‘A Receita Federal antecipou para hoje a divulgação da lista dos contribuintes com direito ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda de pessoas físicas. A cobertura sobre a declaração, os pagamentos e as restituições do IR é um tema-chave em economia. Tanto que a estação UOL Economia tem um canal dedicado ao assunto, com um índice de notícias próprio.
Caixas no material de IR destacam conteúdo que já perdeu importância
As páginas, porém, dão destaque ao que já perdeu importância: download dos programas e dúvidas gerais sobre a declaração. Esse destaque valia até o dia 30 de abril, data final para a entrega da declaração. Tanto que a caixa com o maior destaque, a do UOL News, manda para programa com Sophia Camargo do dia 30 de abril.
O internauta ganharia se o UOL tivesse substituído esses destaques por outros, com informações úteis para quem não entregou em tempo, orientação sobre como usar a restituição ou até como ir se preparando para a prestação de contas com o Fisco em 2008. Do jeito em que está, fica um ar de material envelhecido.’
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Faltou edição (4/10/2007)
‘O UOL tem um parceiro importantíssimo na área de conteúdo, que é a Folha de S.Paulo, principal jornal do país. A qualidade do jornal empresta credibilidade ao portal. Muitas vezes, porém, o UOL perde a chance de aproveitar o que de melhor o jornal pode oferecer. Hoje foi uma dessas ocasiões. A Folha realizou uma sabatina com a ministra Dilma Rousseff por quase duas horas, entre 11h05 e 13h. O UOL transmitiu ao vivo, com destaque, na manchete. Até aí, tudo bem. O problema foi a edição pós-sabatina.
Nem Folha Online, o jornal eletrônico ligado ao jornal impresso, nem o UOL News, que cuidou da transmissão em vídeo da sabatina, nem a estação Últimas Notícias editaram uma página que reunisse o conjunto da sabatina, para quem não pôde acompanhar ao vivo. A home page do UOL deu chamada ora para a Folha Online ora para o UOL News sobre a declaração de Dilma de que não deve ser candidata à Presidência em 2010. A partir do texto ou do vídeo era bastante difícil ter um quadro completo sobre a sabatina. O interessado teria de navegar por Folha e UOL News para conseguir ter acesso ao material produzido de forma picada. Não havia nem ao menos um texto (ou vídeo editado) resumindo a sabatina. Faltou edição.
PS. O UOL News colocou no final de tarde uma página com os principais trechos da entrevista, mais de quatro horas após o término da sabatina e mais de uma hora e meia depois de publicado o último vídeo picotado. A concorrência ofereceu material consolidado bem antes.’
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Abandono (3/10/2007)
‘Dentre as várias formas de relacionamento com o cliente, o UOL desenvolveu o Clube UOL, que se define como ‘um programa de descontos e promoções em produtos e serviços exclusivos para o Assinante UOL’. Assinante assim, com letra maiúscula. Para aqueles estão com o portal há mais de quatro anos e são da Grande São Paulo, o portal desenvolveu um programa de descontos ainda mais especial: o Clube UOL VIP.
A ombudsman andou recebendo queixas do programa. Apesar de seu foco ser o conteúdo, como os problemas como pareciam sérios, foi checar. Encontrou um site desatualizado, emitindo cupons de promoção expirada há meses e oferecendo ‘ofertas’ em que os preços são mais altos do que os praticados pela própria loja fora do clube.
‘Estou muito decepcionado com vocês, estou copiando a ombudsman neste e-mail. Sinceramente acho muito lamentável todos esses transtornos por que eu passei, ligações e filas de espera, e o que ouço é o que eu já sabia, que a parceria havia acabado há muito tempo’, disse Jorge, que tentou fazer compras com descontos oferecidos pelo UOL no site Submarino, mas não conseguiu.
O UOL manteve link no site para promoção expirada há tempos com as lojas Submarino. Quando retirou o link do site, manteve-o ativo, permitindo que quem o guardara emitisse o cupom, como o abaixo (válido, em teoria, até amanhã).
Link ativo gera cupom com data de validade de promoção expirada há meses
Apenas nesta semana fez uma alteração para dizer que a promoção está expirada, mas em corpo tão pequeno que o assinante ainda pode se confundir. Deveria desativar a URL.
Acabou ou não acabou? Promoção está expirada ou cupom vale até dia 10?
Outra ‘vantagem’ alardeada pelo Clube é a das Lojas Americanas: todo o site com desconto! Para ter direito à ‘promoção’, o internauta precisa fazer um longo cadastro. Feito, recebe um e-mail de confirmação do Clube Americanas. Se entrar lá e fizer compras sem comparar com o site regular da loja, pode perder dinheiro. Alguns exemplos de uma pesquisa feita hoje:
1. iMac 24’
No Clube Americanas: R$ 8.819,02
Nas Lojas Americanas: R$ 6.999
Integrante do clube pagará R$ 1.820 a mais por Apple
2. TV 42’ LCD
No Clube Americanas: R$ 4.943,04
Nas Lojas Americanas: R$ 3.999
Televisor custa R$ 944 a mais a quem aderir ao clube de ‘descontos’
Há promoções de fato, como o console Nintendo Wii com Jogo Wii Sports, que custa R$ 1.799 para assinantes do UOL e R$ 1.999, no site, dando uma vantagem de R$ 200.
Nem mesmo o link para a Sala UOL de cinema foi retirado. Em 28 de agosto, o Circuito Cinearte informou que a Sala UOL de cinema seria fechada para reformas no dia 3 de setembro, que o contrato com o UOL terminara e que a sala mudaria de nome. Deve reabrir em duas semanas e seu nome, segundo informa-se na portaria, deve ser Cine iG.
Sala UOL está fechada e vai mudar de nome
O diretor de portifólio de assinaturas do UOL, André Vasconcellos, diz que há problemas tanto com o site como com o programa. Informa que reestruturou a área no último mês e que terá uma pessoa dedicada ao site e às promoções. Disse que conhecia os problemas apontados pela ombudsman, que já pedira alterações.’
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Comunicar erros (2/10/2007)
‘A implementação do botão ‘comunicar erros’, uma reivindicação de muitos internautas, está avançando no UOL. Além de constar no pé de notícias de algumas estações (Últimas Notícias, Música, Celebridades, Economia, Diversão e Arte, Ciência e Saúde, Carros, Cinema, Estilo, Educação, Tecnologia, Jogos, Lição de Casa, Televisão, UOL News), o botão já está presente nas home pages das estações de Economia, UOL News, Carros, Celebridades, Ciência e Saúde, Cinema, Diversão e Arte, Educação, Esporte, Estilo, Jogos, Tecnologia, Televisão, Tempo, Trânsito e Mapas, TV UOL, Vestibular. Até o final do mês, deve chegar a outras páginas de conteúdo.
Ao permitir que o leitor comunique erros e ao abrir um espaço para corrigi-los publicamente, o UOL adota uma postura de transparência diante de seus assinantes e freqüentadores. Isso é bom. Terá, possivelmente, uma tarefa árdua pela frente: dar conta de avaliar todas as notificações e fazer as retificações necessárias. Porque de nada adianta ter o botão se as correções não forem feitas. Mais: o UOL terá como desafio reduzir o número de erros cometidos e notificados, para não transferir ao usuário sua obrigação, que é a de oferecer um conteúdo de qualidade, bem apurado e bem escrito.’