A Justiça Eleitoral precisa adotar, urgentemente, medidas severas mediante o escandaloso atrelamento das comemorações relativas ao aniversário da TV Globo com a campanha de José Serra. Além do destaque demasiado ao número 45, que por coincidência é o mesmo do PSDB, ainda há uma escandalosa ‘sintonia’ entre o slogan da campanha política adversária com o da referida comemoração, ambos com referência ao ‘fazer mais’. Vale ressaltar que, nas comemorações anteriores, o símbolo da Globo sempre foi mesclado com o número correspondente à quantidade de anos comemorados e agora o destaque é o algarismo. Trata-se de nítida propaganda subliminar, proibida pela legislação eleitoral e que viola o papel social dos meios de comunicação. O TSE precisa fazer algo em face de tamanho abuso do poder econômico, sob pena de completa desmoralização. Se não o fizer, o que se admite apenas por argumentar, os demais candidatos devem denunciar tal escândalo aos organismos internacionais.
***
A imprensa caiu de pau em cima do Lula por causa de seu comentário sobre o Judiciário. Thomas Hobbes defendeu a tese de que a comunidade política é fruto de um contrato entre os homens. Cada qual abre mão de uma parcela de sua liberdade natural para que possa desfrutar da segurança do convívio em sociedade. Portanto, para Hobbes é do contrato social que todas as normas jurídicas recebem sua validade e eficácia. Hobbes admite que nenhum homem pode ser obrigado a aderir ao contrato social. Por via de consequencia, mesmo depois de viver em sociedade o homem pode se retirar dela retornando ao estado de natureza. E é por isto que Hobbes afirma que todo prisioneiro tem direito natural de se rebelar contra o cativeiro, de fugir e até de matar o Juiz que o condenou. Pelo visto, Lula conhece perfeitamente a filosofia de Hobbes. Os jornalistas que criticaram seu comentário sobre o Judiciário, por sua vez, ainda precisa ler e reler O Leviatã. A imprensa nacional precisa de mais filosofia e menos boçalidade. (Fábio de Oliveira Ribeiro, advogado, Osasco, SP)
***
Vejam só a que nível o site do jornal O Globo do Rio de Janeiro se reduziu. Publicaram um vídeo de um ator pornô fracassado rasgando a camisa do Vasco. Além do desrespeito e do mau gosto, essa atitude do jornal só serve pra acirrar a violência que já existe entre as torcidas. É por essas e outras perseguições que todos os vascaínos que conheço que tinham assinatura já a cancelaram, incluindo eu. E conheço torcedores de outros clubes grandes do Rio que também não andam nada satisfeitos com o favorecimento do jornal ao Flamengo, com as colunas de torcedores rubro-negros que só falam bem do time deles e mal dos outros. (Marcelo Dias, analista de sistemas, Rio de Janeiro, RJ)
******
Advogado, Salvador, BA