Embora as redações dos jornais online, nas quais o tempo ainda escraviza os repórteres para a instantânea produção de notícias em tempo real, o segmento parece ganhar uma diferenciada roupagem para garantir sua credibilidade no, infelizmente, desacreditado universo virtual que disponibiliza incontáveis e não confiáveis informações.
A Reportagem 360°, uma reportagem multimídia produzida especialmente para a Rede Mundial de Computadores, desponta como alternativa para assegurar credibilidade às informações divulgadas ao mundo. Nesta nova e interativa modalidade jornalística, como explica Felipe Lloreda, um dos jornalistas do diário colombiano El País que capitaneou o ousado projeto multimídia do periódico colombiano que une áudio, vídeo e texto, proporcionando, como define a entrevista publicada neste Observatório (disponível aqui) ‘visualizar as diferentes caras de um assunto’.
A denominação dada ao novo formato jornalístico, Reportagem 360°, define com maestria sua intenção: ‘uma nova forma de informar, a partir de todos os ângulos’. ‘A inovação jornalística, aproveitando todas as ferramentas que existem na web’, aguça a percepção dos usuários com peculiares sons sobre os temas abordados desde o carregamento da página inicial.
Compromisso com a veracidade e o público
Já por intermédio de imagens e sons dos ambientes ali documentados nas cenas exibidas através dos vídeos, a Reportagem 360° transmite veracidade e vivacidade às histórias recontadas em formato multimídia.
Com uma mescla de cores que simboliza o assunto retratado, o menu, disposto em um ângulo diferenciado, facilita, através de um simples clique, o usuário optar por ‘ler mais’, ‘escutar mais’ ou ‘ver mais’, atendendo, assim, aos seus anseios pela informação conforme o seu bel-prazer.
Mais do que aliar interatividade a um belo design, a Reportagem 360° resgata os princípios básicos do jornalismo que têm de primar pela credibilidade da informação, seu grande diferencial com relação à enxurrada de notícias em diversificados formatos disponíveis na internet.
Levando-se em consideração que ‘a apuração não é simplesmente técnica, ela está intrinsecamente relacionada à ética, ao interesse público, a responsabilidade social, ao compromisso com a informação, a veracidade e ao público’ (ROCHA, Paula Melani, 2009), a nova reportagem disponível no universo virtual preza por garimpar concisas informações sobre um determinado assunto para transformá-las, através de os vários recursos tecnológicos disponíveis, em um formato interessante à sociedade que também utiliza e usufrui da tecnologia.
Os princípios da profissão
Através deste inovador formato digital, também já produzido por Clarín, HBO, Olé, Media Storm e New York Times, a Reportagem 360° mantém um invejável desempenho técnico, mas assegura o compromisso ético e humanístico do jornalismo, uma vez que são nítidas as concisas técnicas de apuração mescladas à cavalares doses de sensibilidade dispostas naquela reportagem multimídia.
Uma boa história só pode ser atraente aos olhos e ouvidos de um usuário se for alicerçada em uma sólida base de dados obtida através de uma criteriosa apuração que, posteriormente, deve ser submetida à checagem, pois ‘uma informação mal apurada gera uma informação errada, que na sociedade em Rede pode ter grande repercussão’ (ROCHA, Paula Melani, 2009).
Assim como na arte, o jornalista pós-moderno precisa inovar, a cada dia, para garantir seu espaço no concorrido mercado de trabalho, porém ele sempre deve pautar-se nos princípios que norteiam a profissão para proporcionar qualidade aos produtos jornalísticos oferecidos à sociedade contemporânea pelos veículos de comunicação.
******
Jornalista, Pedro Leopoldo, MG