Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Uma Revolução dos Cravos nos EUA?

Semana passada imprensa noticiou com grande destaque que Obama, presidente dos EUA, anunciou a redução do déficit público. Os jornalistas não perceberam, entretanto, que Obama oscila entre salvar os EUA e preservar o império, duas coisas incompatíveis.

Penso que os jornalistas (e os americanos também) deveriam estudar um pouco mais a história recente de Portugal (ver aqui). Enquanto tentaram manter o império, os portugueses afundaram política e economicamente.

Serão espertos?

Quando perceberam que o império era incompatível com a nova realidade portuguesa, nossos pequeninos irmãos europeus se livraram das despesas militares para preservar um império roto e passaram a ter uma maior qualidade de vida em casa. A decisão tomada pela Revolução dos Cravos se mostrou tão acertada que, duas décadas depois, os portugueses deixaram de emigrar para o Brasil (agora são os brasileiros que emigram para Portugal).

A solução para os EUA é apenas uma: fechar as mais de 600 bases militares e reduzir a 1/20 as despesas com os contratos de fornecimento das fábricas de armamentos.

Cabe aos jornalistas investigar se os americanos serão tão espertos quanto os portugueses.

Eu penso que não.

******

Advogado, Osasco, SP