Um dos mais populares sítios agregadores de notícias do mundo, o Yahoo! News planeja lançar, até o fim de junho, um serviço de vídeo de jornalistas-cidadãos, segundo artigo da Red Herring [14/6/06]. A informação teria sido fornecida por fonte ligada ao projeto, mas que pediu para não ser identificada. Oficialmente, o Yahoo! não confirma nem desmente o plano.
O serviço de vídeo vem sendo desenvolvido há meses, e foi inspirado pelo fenômeno ocorrido logo após o atentado terrorista no sistema de transporte de Londres, em julho de 2005.
Fotos e filmagens amadoras feitas por telefones celulares de dentro dos vagões de metrô após as explosões foram rapidamente parar na internet, e assim rodaram o mundo. Antes disso, imagens do tsunami no Sudeste Asiático, em dezembro de 2004, também já haviam revelado, em menor dimensão, o poder de um telefone portátil equipado com câmera. Já nos avassaladores atentados de 11 de setembro nos EUA não houve manifestação deste tipo, já que, em 2001, telefones com câmeras não eram lá artigos muito comuns.
‘Foi depois das bombas em Londres que o Yahoo! e o resto da mídia acordaram’, afirmou a fonte. ‘Eles começaram a pensar na fantástica fonte que é um exército de pessoas andando por aí com câmeras de fotografia e vídeo em seus celulares’.
Segundo a fonte, nem toda história é grandiosa quanto a do atentado londrino, mas notícias de importância local ou regional acontecem o tempo inteiro. ‘Um pequeno avião cai perto de uma praia. Quando os repórteres chegam ao local, o avião já afundou e o piloto já nadou para a costa. As chances de que alguém na praia tenha uma câmera de vídeo e grave o acidente são muito boas’, exemplifica, completando que o Yahoo! espera se tornar o nome mais conhecido em jornalismo-cidadão na internet.
Soluções
O grande trunfo do projeto é a instantaneidade das imagens. O maior problema é que, depois de capturar a imagem, o dono da câmera tem que achar um computador para enviá-la. A solução buscada pelo Yahoo! e seus parceiros é eliminar a necessidade do computador, usando um serviço de números de telefones especiais que permitam transmitir o vídeo direto do aparelho celular para o Yahoo!. A companhia ainda estaria trabalhando na tecnologia, e ela não estaria disponível já no lançamento do projeto.
Outra possibilidade estudada pelo Yahoo! é recompensar, de alguma maneira, as pessoas que enviam suas imagens. Para tanto, a companhia desenvolve meios de comprovar a veracidade dos vídeos. ‘Talvez nós consigamos, através de coordenadas de GPS, confirmar se a pessoa que envia o vídeo está realmente onde diz que está’, explica a fonte. ‘O jornalismo-cidadão vai mudar o mundo’, completa.