Saturday, 16 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Jornalismo independente: portal Fotos Públicas volta ao ar

(Foto: Divulgação)

Publicado originalmente no site Balaio do Kotscho

Criado por um bravo grupo de fotógrafos, tendo à frente o lendário Jorge Araújo e o incansável Ricardo Stuckert, o portal Fotos Públicas, que disponibiliza de graça fotografias dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo, enfrentou sérias dificuldades de financiamento nos últimos meses, mas está no ar novamente desde segunda-feira, dia 24.

Abaixo, transcrevo o texto que recebi do Jorge Araújo, um batalhador que honra a sua profissão e que, ao lado de outros repórteres fotográficos, está sempre disposto a abrir portas quando outras se fecham para fortalecer o jornalismo independente que cresce no país na luta para democratizar as informações em textos e imagens:

Parceria com Brasil de Fato marca retorno de plataforma gratuita que reúne imagens de eventos mundiais

Ferramenta muito utilizada por produtores de conteúdo em redações de todo Brasil, o site Fotos Públicas voltará à ativa no próximo dia 24 de junho. O relançamento do portal, que reúne imagens em alta definição de eventos importantes do Brasil e do mundo, se concretizou partir de uma parceria com o Brasil de Fato.

O site Fotos Públicas nasceu em 2013 por iniciativa de um grupo de fotojornalistas que sentiram na pele a dificuldade de encontrar fotos para ilustrar reportagens, intensificada pela pressão de fechamento de jornais diários. A plataforma tem o intuito de reunir fotos com viés jornalístico de acontecimentos em todo mundo com qualidade e informações sobre direitos autorais e uso da imagem. Jorge Araújo, editor do portal, destaca a importância da iniciativa: “O Fotos Públicas é o único site de fotojornalismo que democratiza o acesso a fotos do Brasil e do mundo para os jornalistas. Todos os dias, ao acessar o Fotos Públicas, o público vai encontrar imagens, com agilidade, de acontecimentos mundiais”.

A seleção dessas imagens em um único portal, gratuitas, com informações reais dos autores e das próprias fotos contribui para a produção de conteúdo não só dos grandes grupos de comunicação, mas também de veículos da imprensa alternativa que se desafiam na construção de uma mídia mais democrática e plural, conforme aponta Nina Fideles, da direção do Brasil de Fato: “O Fotos Públicas é uma importante ferramenta de disputa de narrativa imagética e instrumento para a democratização da comunicação. Fortalecendo inclusive os veículos de mídia alternativas, que podem romper com o oligopólio das grandes agências de imagens, da mídia comercial”.

Parceria

A parceria firmada entre Fotos Públicas e Brasil de Fato nasceu a partir do entendimento da necessidade de democratizar o acesso a banco de imagens e fotos produzidas com interesse jornalístico, a fim de facilitar a produção de conteúdo independente: “A gente entende a parceria com o Fotos Públicas muito urgente. Para além do trabalho do Brasil de Fato, que disputa a narrativa por meio de um jornalismo de qualidade e comprometido com o povo brasileiro, entramos nessa parceria para também disputar por meio da fotografia”, finalizou Nina.

A plataforma pode ser acessada pelo domínio fotospublicas.com.

***

Ricardo Kotscho é jornalista.