Thursday, 07 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

Jornais regionais vivem onda online no Reino Unido

O número de leitores digitais dos jornais regionais britânicos aumentou mais de 60% no primeiro semestre de 2014, o dobro da taxa de crescimento dos sites dos grandes jornais do país, como o “MailOnline” e o “The Guardian”.

Os jornais regionais receberam 62% mais visitantes do que o ano anterior. O aumento de leitores digitais dos jornais nacionais foi de 24%.

Essa alta é resultado dos investimentos dos grupos de mídia regional na área digital, principalmente das empresas Local World e Johnston Press.

“Ainda temos um longo caminho pela frente”, disse Lisa Gordon, da Local World. “Mas esses resultados provam que, mesmo com poucos recursos, focar na qualidade do conteúdo traz mais audiência.”

Com a crise financeira, investidores se afastaram dos jornais regionais, enquanto a circulação caía e a internet aumentava a concorrência. No entanto, a maior parte dos grupos de jornais regionais conseguiu manter-se lucrativa investindo em tecnologia digital e reduzindo custos.

“Olharemos um dia para todo esse período e pensaremos como épocas de vacas magras podem trazer grandes oportunidades”, disse o analista de mídia Peel Hunt. “Pensamos que a mídia local iria ser extinta.”

Ashley Highfield, chefe executivo do Johnston Press, disse que os jornais regionais estão atraindo uma nova faixa de leitores digitais mais jovens – assim o “crescimento digital não causou a canibalização da imprensa”.

Ele ainda disse que a Johnston Press é hoje capaz de cobrar o triplo por publicidade do que outros grandes jornais graças aos seus leitores locais bem definidos.

Apesar de tudo, a circulação dos jornais locais impressos recuou 13,5% na primeira metade de 2014, continuando a tendência de queda.