Sunday, 17 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Para salvar o jornalismo local – e a democracia

O KNC (Knight News Challenge, ou Desafio de Notícias Knight), organizado pela Fundação Knight, é uma forma de competição em que indivíduos e organizações competem por bolsas para financiar a operação de um veículo jornalístico local. Em cinco anos, a fundação já premiou 79 projetos de inovação jornalística no valor total de 26,5 milhões de dólares.

Segundo o analista de mídia britânico Martin Moore, é viável criar versões do KNC em outros países para incentivar o jornalismo local. Ele argumenta que, com 16 milhões de dólares por ano, por um período de cinco anos, seria possível financiar dois mil veículos locais.

Mas de onde viria o dinheiro? Para Moore, uma das possibilidades é conseguir contribuições de gigantes digitais, como o Google. Seria uma “cobrança” pelo uso de dados de seus usuários.

Moore aponta que, na França, o Google já foi obrigado a criar um fundo de 60 milhões de euros para financiar iniciativas editoriais francesas na internet. Eric Schmit, presidente da empresa, já sinalizou que algo similar poderia ser feito no Reino Unido.

“Tal competição poderia criar um florescimento de inovação e informação sobre comunidades locais, incentivando a participação civil e democrática”, escreveu Moore, que também aponta como a recente crise da imprensa deixou um vácuo de cobertura jornalística em diversas cidades de seu país e do mundo.

Apesar de esse vácuo ser parcialmente preenchido por novos websites locais, essas páginas não equivalem à cobertura de um jornal tradicional. Mas Moore está convencido de que agora há uma oportunidade para financiar um jornalismo local capaz de se aproveitar das novas tecnologias e mudar o cenário atual.

Leia a reportagem completa em Addressing the democratic deficit in local news through positive plurality.

******

Roy Greenslade, do The Guardian