Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Vendas de jornais recuam 9% em 12 meses

Os jornais diários britânicos, de alcance nacional, venderam em novembrouma média de 7.023.738 exemplares por dia, de acordo com o mais recente levantamento feito pelo instituto verificador de circulação (Audit Bureau of Circulations – ABC). No mesmo mês, em 2013, os 11 títulos em conjunto venderam 7.596.192 exemplares. Houve uma queda de pouco mais de 9% em 12 meses.

Esses números também são reflexo da quedanasvendas do “The Sunday Times” e de suas plublicações (as revistas The Sunday Times Magazine, Culture e Style e os suplementos em formato tabloide, Travel, Home e Driving).De modo geral, esses resultados ilustram a situação de declínio geral dos veículos impressos.

A taxada queda nas vendas é provavelmente maior do que há cinco anos, mas não tão mais expressiva. Ela prova que está havendo uma “morte lenta” e que o desenlace ainda ainda está distante.

É interessante notar queo “The Times”, que circula de segunda a sábado, aparece sozinho na contramão dessa tendência. Suas vendas se estabilizaram durante o ano passado. Não admira que o departamento de marketing daeditora do “The Times”, a News UK, tenha produzido uma peça publicitária sugerindo que a morte foi enganada.

De outra parte, o “The Sun”, líder de mercado, registrou um resultado histórico negativo em novembro, com queda de 2% nas vendas, enquanto as vendas do “The Sunday Times” recuaram 4% em 12 meses.

Apesar de negativos, todos esses números parecem bons quando comparados com muitos jornais concorrentes. As vendas do “The Daily Telegraph”, “Independent”, “Guardian” e “Financial Times” caíram 10% nos 12 meses terminados em novmbro, bem como as do “Daily Express”. O “Daily Mail recuou 5% e o “Daily Mirror”, mais de 8%. Esses sinais de menos são de fato sinais dos tempos (menos para “The Times”).

A situaçãotem sido pior em relação às edições dominicais. O declínio parece inexorável. As vendas aos domingos caíram 13,6% no “Daily Star Sunday”; 10,6% no”Observer”; 10,9% no “Sunday People”; 9,6% no “The Sun”; e 9,8% no “Sunday Telegraph”. Jornais de porte médio, como o “Mail on Sunday” e “Sunday Express” também enfrentam dificuldades. Suas vendas caíram cerca de 8% ao longo desse ano.

A realidade é dura, mas nada disso soa inesperado. Assim é a situação hoje e assim será por vários anos adiante. Em algum momento, eu acho que haverá uma ‘queda do penhasco’. Por enquanto, as rotativas continuam a girar – e os anúncios impressos ainda fornecem a maior parte da receita para a maioria das empresas jornalísticas.

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Roy Greenslade, do The Guardian