Saturday, 02 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

BBC busca parcerias para promover notícias locais

A BBC está tentando construir um relacionamento mais sólido com pessoas e organizações que fazem jornalismo local em toda a Grã-Bretanha. A emissora está empenhada no momento em mapear blogueiros, jornalistas independentes e organizações de notícias locais, com o objetivo de construir melhores formas de colaborar no compartilhamento de conteúdo.

Entre as ideias em estudo estão uma ferramenta de compartilhamento de histórias produzidas por sites locais; um registro dos sites de jornalismo comunitário; e um programa de formação em noticiário hiperlocal para jornalistas. A iniciativa de fazer esse mapeamento surge apenas alguns meses após a BBC ter decidido apresentar – e destacar com links – histórias de jornais locais em seu site.

A iniciativa dessa parceria surgiu de uma conferência da BBC realizada em 2014, sobre o renascimento do jornalismo local, que levou à criação de um grupo formal dedicado a apoiar o noticiário hiperlocal. O controlador da “BBC English Regions”, David Holdsworth, que está supervisionando a pesquisa, diz que o conceito de notícia “local” está mudando no Reino Unido.

Como exemplo, Holdsworth cita uma estação de rádio e o índice de notícias on-line veiculadas sobre a cidade de Sheffield, a sexta mais populosa da Inglaterra, e de modo geral sobre todo o condado de South Yorkshire, criado em 1º de abril de 1974. É uma região orgulhosa de sua herança cultural e com uma identidade própria muito forte. Basta sintonizar a Rádio Sheffield para os apresentadores, instantaneamente, o convencerem de que você não poderia estar em nenhum outro lugar do país. Mas, isso é conteúdo hiperlocal? Essa região, com 1,34 milhão de habitantes, inlcui, além Sheffield, as cidades de Rotherham, Barnsley e Doncaster e uma série de lugares menores.

Os jornais locais servem a todas essas cidades e a muitas outras, publicando a cada semana milhares de notícias locais, muito mais do que a BBC. Mas, nos últimos anos, o que une os jornais é a figura de um novo tipo de editor de notícias locais – muitas vezes apenas uma pessoa – que oferece notícias e opiniões sobre o que está acontecendo em cada lugar em que vivem os leitores e consumidores de noticiário on-line.

Há grandes veículos hiperlocais que cobrem cidades inteiras, como o Birmingham Updates, que tem cerca de 60 mil seguidores no Twitter e 180 mil curtidas no Facebook. Depois, há aqueles que cobrem pequenas comunidades, como o bournvillevillage.com, também em Birmingham, enquanto outros, como o parwich.org, cobrem aldeias como Parwich, no Peak District (que abriga o Parque Nacional do mesmo nome – nas regiões central e norte da Inglaterra).

Descobrir como a notícia será entregue é um tema de crescente interesse para a BBC. Há poucos dias, foi anunciado que a emissora está cogitando fazer mudanças em seu canal de notícias 24 horas, transformando-o numa espécie de rede única on-line – sempre com o objetivo de conseguir redução de custos.

Em relatório divulgado no início desse ano, a emissora analisou como a tecnologia mudou o trabalho da BBC e como fez surgir novas oportunidades. A fim de manter as pessoas informadas, a BBC tem de ir além de seus canais normais, diz o documento – “as mudanças na indústria de notícias mostram que existem lacunas na cobertura em nosso país e que essas lacunas estão crescendo. Ao mesmo tempo, é preciso implementar localmente as decisões globais, ou seja, é preciso devolver o poder às comunidades. A BBC, ao lado de rádio e televisão, vai ter que fazer o máximo em serviços digitais para garantir que as pessoas tenham a informação de que necessitam, onde vivem e trabalham”.

A BBC pretende, até setembro, submeter suas propostas à avaliação dos sites de notícias locais. O relatório completo sobre o projeto é esperado para novembro.