O Google se mantém como o maior grupo de mídia do mundo e ampliou sua liderança. Agora tem uma receita de mídia 136% maior que a da Disney, segunda colocada. Em 2014, era 115% maior.
Os dados são do levantamento “Os 30 Maiores Donos de Mídia em 2015”, divulgado nesta semana pela consultoria ZenithOptimedia, vinculada ao conglomerado francês de publicidade e relações públicas Publicis.
Para o ranking, a consultoria considera receita de mídia como “toda receita derivada de negócios que dão suporte para publicidade”. Seu propósito com a lista é “determinar quais são as empresas mais importantes para o setor de marketing”.
Na sequência, vêm Comcast, 21st Century Fox e CBS. As cinco primeiras do ranking são norte-americanas.
A ZenithOptimedia credita o resultado do Google à maior penetração de aparelhos móveis no período, abrindo “novas oportunidades para atingir consumidores com anúncios, componente importante de seu negócio”.
Os aparelhos móveis também explicam o resultado do Facebook, o primeiro dos 30 grupos em aumento da receita de mídia –saltou 63% de um ano para outro. A rede social passou de 24ª para 10ª maior no mundo.
Os dois grupos seguintes em aumento da receita de mídia foram o chinês Baidu (cresceu 43%, ao passar do 28º para o 14º lugar) e o brasileiro Grupo Globo (avançou 15%, do 20º para o 17º posto).
No caso do Baidu, que deixou para trás seus concorrentes americanos Yahoo! (18º) e Microsoft (21º), pesaram o crescimento do mercado publicitário chinês e “melhorias na tecnologia de busca”.
O Globo, “como o Baidu, beneficiou-se da presença num mercado publicitário emergente, mas as recentes dificuldades do Brasil devem limitar crescimento maior no curto prazo”.
“Ainda que alguns enfrentem desafios no curto prazo, prevemos que outros donos de mídia de mercados emergentes entrem na lista nos próximos anos”, afirmou Jonathan Barnard, chefe de Previsões da ZenithOptimedia.