A recém-lançada emissora internacional por satélite Russia Today anunciou que, até o final do ano, deverá passar a transmitir também em árabe – além de inglês. A versão em árabe da emissora, lançada em dezembro com o objetivo de promover a Rússia no exterior, será dirigida pelo ex-executivo da al-Jazira Akram Khuzam. Ele deixou a sucursal de Moscou do canal do Catar, no ano passado, após ser acusado por um líder islâmico local de ‘insultar muçulmanos’. Uma porta-voz do Russia Today afirmou que há a possibilidade de, mais para frente, o canal ser lançado também na língua espanhola. A emissora hoje emprega 600 jornalistas, entre locais e estrangeiros, e possui sucursais em Londres, Paris, Jerusalém e Washington. Há planos de um escritório no Cairo em breve. O canal transmite para os EUA, Canadá, Europa, Ásia, África e Austrália, além da Rússia, é claro. Informações de Katy Duke [The Guardian, 14/2/06].
Times
se redime em confusão com al-JaziraO tradicional diário britânico The Times pediu desculpas à rede de TV do Catar al-Jazira após confundir uma página na internet que havia feito comentários inflamados sobre as tropas britânicas no Iraque com o sítio oficial da emissora. O jornal acusou a al-Jazira de incitar as tensões no Oriente Médio, afirmando que, de acordo com o conteúdo de seu sítio, ‘não é surpresa que agora há sérias preocupações pela segurança dos membros do exército no Iraque e em outras regiões’. A edição do dia seguinte (16/2) deu destaque ao pedido de desculpas. A confusão se deu porque o Times criticou o sítio aljazeera.com – que na verdade é um sítio independente da emissora. O sítio oficial tem o endereço aljazeera.net. Informações de Stephen Brook [The Guardian, 16/2/06].
Elton John aceita acordo em processo por difamação
O cantor Elton John aceitou um acordo em processo por difamação que movia contra o jornal britânico Sunday Times. Em junho do ano passado, o jornal repetiu um boato de que John havia agido de maneira arrogante e rude em um baile beneficente, dizendo aos convidados para não se dirigirem a ele ao menos que fossem convidados a fazê-lo. A Times Newspapers, que publica o jornal, anunciou que havia concordado em indenizar John, que por sua vez irá doar o dinheiro para a Fundação Elton John Aids. Segundo o advogado do Sunday Times, a informação – refutada pelo cantor – havia sido pega de um outro jornal. ‘A partir do momento em que o réu descobriu que a história não era verdadeira, imediatamente se desculpou com Sir Elton’, afirmou. Informações da AP [16/2/06].