O governo da China lançou este mês uma campanha contra a pornografia online. O Ministério da Segurança Pública afirmou que a ofensiva pretende liquidar imagens sexualmente explícitas e shows virtuais de striptease, com a alegação de que tais práticas ‘pervertem as jovens mentes chinesas’. Ao mesmo tempo em que a campanha era anunciada, a polícia afirmou que dois operadores de sítios de internet haviam sido sentenciados a quatro anos de prisão por distribuir filmes pornográficos na rede. Em um dos sítios, havia mais de 260 mil usuários cadastrados. No maior caso por pornografia online, o operador de um sítio foi sentenciado, em novembro, à prisão perpétua. Segundo o governo, sua página na internet continha mais de nove milhões de imagens pornográficas e mais de 600 mil usuários registrados. A China tem a segunda maior população de internautas do mundo, atrás apenas dos EUA. O governo estimula o uso da rede com objetivos educacionais, mas tenta bloquear o acesso a conteúdo considerado subversivo. Informações da AP [13/4/07].
Dow Jones anuncia transição digital
A Dow Jones & Co, que publica o Wall Street Journal, anunciou que planeja ter menos da metade de sua receita vinda de veículos impressos até 2009. A empresa de jornais é uma das poucas a conseguir levar com sucesso seu conteúdo para a internet, afirmam analistas de mídia. O Wall Street Journal Online e o Marketwatch.com estão entre as ofertas digitais da editora. Na reunião anual da companhia, na semana passada, o executivo-chefe Rich Zannino afirmou que o objetivo é reduzir ao máximo possível a dependência com relação aos veículos impressos. Hoje, a receita dos empreendimentos digitais já cresce em ritmo mais acelerado do que a do papel. No primeiro trimestre de 2007, por exemplo, o Journal viu sua receita publicitária cair 1,8%, enquanto a receita dos sítios da Dow Jones subiu 30% no mesmo período. Informações da Reuters [18/4/07].