Sunday, 17 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

CNN lançará sítio ao ‘estilo YouTube’

Desde que a CNN aderiu ao jornalismo-cidadão em agosto de 2006, com o lançamento do ‘iReport’ (também conhecido como I-Report), já foram enviados à rede americana 100 mil fotos e vídeos jornalísticos de telespectadores – só no mês passado, foram 10 mil. O iReport é uma seção participativa do sítio da CNN através da qual os telespectadores submetem conteúdo que, após análise, pode ser divulgado. Só em 2007, foram enviados 420 vídeos do tiroteio no campus da universidade Virginia Tech e 11 mil dos incêndios que atingiram a Califórnia. Menos de 10% do material total, entretanto, apareceu no sítio da emissora ou na TV a cabo.


Para um maior aproveitamento do conteúdo de jornalistas-cidadãos, a CNN lança esta semana o sítio iReport, com conteúdo produzido exclusivamente pelos usuários. Para Jim Walton, presidente da CNN Worldwide, a criação de um sítio com conteúdo gerado por internautas é um passo lógico. ‘A audiência está cada vez mais confortável em enviar notícias. É uma extensão natural’, opina.


Sem censura


O novo sítio assemelha-se muito ao YouTube e permite o upload automático de vídeos, fotos e arquivos de áudio. Estará disponível também uma ferramenta de busca por temas. Os executivos da CNN reconhecem que a abertura dada aos usuários é uma atitude ousada e inovadora para uma organização de mídia que se orgulha de seu julgamento editorial e de sua qualidade.


Walton ainda não sabe como o sítio evoluirá depois que os internautas passarem a enviar conteúdo em grande quantidade, mas espera que, aos poucos, eles próprios descubram qual conteúdo caberá ou não no sítio. ‘A própria comunidade irá decidir o que é notícia e o que não é’, afirma Susan Grant, vice-presidente-executiva da CNN News Services. ‘Não vamos desencorajar nada’. A CNN, no entanto, irá monitorar o sítio para evitar conteúdos questionáveis, além de deixar claro que o material não reflete a visão editorial da companhia. Informações de Mike Shields [MediaWeek, 11/2/08].