‘A MTV do Brasil prepara um novo canal pago, previsto para ser lançado em 2006, que só terá material de bandas e produtores independentes, sem vínculos com gravadoras e redes de televisão.
O nome do canal, Wiki, vem de Wikipédia, enciclopédia na internet em que qualquer pessoa pode adicionar ou alterar o conteúdo.
‘Será um canal de música brasileira independente. Não terá só videoclipes mas notícias também. Se um produtor independente fizer um documentário, um ‘talk-show’ ou uma série de entrevistas, eu exibo’, anuncia André Mantovani, diretor-geral de mídia eletrônica do Grupo Abril e diretor-geral da MTV.
O executivo afirma que o canal terá conceito que lembra o ‘faça você mesmo’, mas com controle editorial por parte da MTV. Segundo Mantovani, não custará caro, porque o material será bancado por terceiros. Programação não faltará, acredita.
‘Hoje, metade do que chega à MTV é produção independente. Com a internet e a tecnologia, produção independente não é mais uma coisa tosca, mas de boa qualidade, criativa’, defende.
O Canal Wiki deverá, até o final do ano, ser submetido à aprovação do conselho administrativo da Abril. Se aprovado, no início de 2006 já será oferecido à Neo-TV (associação que representa operadoras de TV paga não ligadas à Globo, como a TVA, e que somam 900 mil assinantes).
OUTRO CANAL
Detetive A HBO finalmente definiu a data de estréia da série ‘Mandrake’, sua primeira produção no Brasil, estrelada por Marcos Palmeira. Será no dia 30. Por causa das fortes cenas de sexo, o canal optou por exibi-la apenas após as 23h.
Estresse A jornalista Christiane Pelajo tirou férias de dez dias e voltou à bancada do ‘Jornal da Globo’ na última quarta. Mas, apesar do descanso, não conseguiu disfarçar seus tiques nervosos. Ela volta a se afastar do jornal, durante 15 dias, em dezembro. Antes, em novembro, será a vez de William Waack.
Eleição 1 O site de relacionamentos Orkut já acumula cerca de 200 comunidades montadas por candidatos a uma vaga na sexta edição de ‘Big Brother Brasil’. A maioria faz a linha ‘Fulano no BBB 6’ e tenta juntar o maior número possível de membros (um deles já tem mais de 4.000) para demonstrar força e popularidade à Globo.
Eleição 2 A Globo, no entanto, diz que o Orkut será solenemente ignorado na seleção de ‘BBB 6’. Afirma que, além do próprio candidato, pesa também a combinação de seu perfil com o de outros concorrentes, para que o resultado seja um bom ‘elenco’.
Permuta A Record voltou a negociar com a Fox os direitos do ‘reality show’ ‘Troca de Família’, em que o marido ou a mulher de uma família mora na casa de outra família por 15 dias e vice-versa.’
TV PAGA
‘Cartoon, quem diria, proibido para maiores’, copyright O Estado de S. Paulo, 8/10/05
‘Crianças fora da sala! O Cartoon Network estréia neste fim de semana o Adult Swim, faixa para maiores de 18. E promete mostrar seu lado mais maduro nos desenhos que vão ao ar às sextas, sábados e domingos, das 23 à 1 hora. Se o seu conceito de ‘programa maduro’ é ser politicamente correto, coerente e em dia com a realidade, nem ligue a TV. Mas se você prefere ironia inteligente e adora os desenhos nonsenses da TV, não perca. A brincadeira começa nas vinhetas. Um bando de ‘adultos’ que estão na politicamente correta ‘melhor idade’, mas não na melhor forma, nada numa piscina; a Bela Adormecida desperta animada demais após um beijo do príncipe e os heróis têm problemas na lombar.
A ironia invade a forma. Os hoje nostálgicos traços dos anos 70 e 80 são mantidos. Nada como uma animação tosca, bidimensional, como em Harvey, o Advogado, para fazer a alegria dos tão em moda kidults. Os desenhos serão reprisados madrugada adentro com as últimas aventuras de heróis pós-modernos como o Aqua Teen: Esquadrão Força Total e Projeto Clonagem. Levando-se em conta que na América Latina o Cartoon chega a cerca de 16 milhões de lares e tem boa parte de seus espectadores acima dos 18, a faixa tem tudo para ser sucesso.
Lidera a lista dos imperdíveis, Harvey, O Advogado. No desenho, o Homem Pássaro, que nunca foi herói de primeira linha, mudou de carreira e, no estilo ‘yuppie’, veste todos os dias seu paletó, cortado para que suas asas fiquem de fora, e segue para o escritório, onde cuida de casos como a prisão de Salsicha e Scooby por suspeita de uso de drogas, da separação de Dr. Benton Quest e seu ‘amigo’ Race Bannon, que brigam pela guarda dos filhos Jonny Quest e Hadji.
Outra pérola é Aqua Teen: O Esquadrão Força Total. Uma equipe de heróis formada por Mestre Shake, Almôndega e Batatão, que são, literalmente, um milk shake, uma batata frita e uma almôndega gigantes. Força Total? Só se for a de não fazer força nenhuma à beira da piscina do vizinho num subúrbio de New Jersey. Entendeu? Se não, só vendo.
A abertura de Laboratório Submarino 2021 traz dueto entre os personagens que cantam Águas de Março. Numa equipe que explorar a colonização do fundo do mar, o maior interesse é piratear a TV a cabo, o lema está mais para ‘cada um por si’. Na era dos clones e transgênicos, o que aconteceria se grandes personalidades da história fossem clonadas e voltassem à vida? Em Projeto Clonagem, no que parece ser uma típica high school americana, Joana d’Arc só usa preto e é apaixonada pelo desengonçado Abraham Lincoln, apaixonado por Cleópatra, de caso com o mulherengo John Kennedy. Nerd da turma, Gandhi tenta se incluir socialmente. Os adolescentes notáveis são fruto de uma experiência do Exército americano, que pretende usá-los no futuro. Adult Swim. De 6.ª a dom., entre 23h e 1h (reapresentações. da 1h às 3h e das 3h às 5h). Cartoon Network’
Beatriz Coelho Silva
‘Conteúdo brasileiro dá o tom nas novidades da DirecTV’, copyright O Estado de S. Paulo, 8/10/05
‘A Direct TV produzirá documentários não musicais. Até dezembro estréiam A Cor da Casa, dirigido por Izabel Jaguaribe (de Paulinho da Viola, Meu Tempo É Hoje) e produzido por Sônia Biondo (de Super Bonita e Contemporânea), e Estrada Real, de Luiz Sander, sobre o caminho de Minas Gerais ao Estado do Rio por onde o ouro escoava. O anúncio foi feito na terça-feira, pelo diretor geral da emissora, Luiz Eduardo Baptista. Ele lembrou que o Especial Chico Buarque de Holanda terá mais quatro episódios: o nono, A Palavra, gravado em Budapeste e Lisboa, a ser exibido a partir da próxima terça-feira. Os outros serão sobre sua produção para cinema, para crianças e seu início de carreira.
‘São 27 produções desde janeiro de 2003, quando entrou em vigor a lei que permite às emissoras investir em conteúdo brasileiro a taxa destinada à Agência Nacional de Cinema (Ancine)’, disse Baptista, sem revelar seu orçamento. Segundo a Ancine, foram quase R$ 8 milhões da Direct TV, num bolo de R$ 45 milhões das emissoras estrangeiras estabelecidas no País. ‘Por enquanto usamos só esse dispositivo legal, mas daqui em diante procuraremos outros parceiros que não o Estado. Os dois vídeos não musicais são exceções até agora, mas nada impede que nos voltemos para esse gênero.’
O Especial Chico Buarque, dirigido por Roberto de Oliveira (que fez os programado compositor na Rede Bandeirantes), é o maior investimento e o maior êxito da Direct TV, com excelente audiência no canal fechado, na reprise na Bandeirantes. A caixa de DVD com os três primeiros programas vendeu 30 mil exemplares (100 mil discos). ‘Melhoramos a cada episódio. O Chico e a equipe se entendem cada vez mais’, comemora Baptista. ‘Sete Vezes Bossa Nova é outro sucesso, no Brasil e no exterior, de exibição e vendas dos DVDs.’
A Cor da Casa é um projeto de Patrícia Quental e Patrícia Meyer, produtoras da Casa Cor, exposição de arquitetura e decoração que acontece anualmente no Rio e São Paulo. Mas elas não queriam uma revista eletrônica e aceitaram o convite de Isabel Ribeiro e de Sônia Biondo para os três documentários de 80 minutos, sobre a moradia do brasileiro, para serem exibidos a partir de dezembro. Estrada Real não é patrocinado pelo governo do Estado de Minas, que tenta transformar o caminho do ouro em rota turística mas recebeu todo apoio lojístico.’
Daniel Castro
‘Fox vive calvário para liberar ‘Cristo’ na TV’, copyright Folha de S. Paulo, 10/10/05
‘Filme mais polêmico dos últimos anos, ‘A Paixão de Cristo’, visto por 6,8 milhões de pessoas no Brasil em 2004, corre o risco de não passar na TV aberta (Globo).
O longa produzido pelo astro Mel Gibson só estará disponível para TV aberta no final de 2006, mas a Fox, que o distribui na América Latina, já enfrenta um calvário antes mesmo de abrir negociações com as emissoras.
‘Mel Gibson tem que aprovar o negócio. Ele não deixa tocarem no filme, não admite dublagem. É bem provável que só seja exibido em aramaico [mais hebraico e latim, as línguas faladas no filme] com legendas’, diz Eli Wahba, diretor da Fox no Brasil. Como o filme tem cenas violentas, a Fox teme que as emissoras da América Latina o recusem, com medo de chocar a audiência católica. Segundo Wahba, sua empresa já fez uma consulta a Gibson sobre a possibilidade de cortes. O ator acenou com um ‘sim’, mas os cortes terão de ser submetidos à sua aprovação.
Uma nova rodada de negociações tenta liberar a dublagem para o espanhol e o português. Sem dublagem, o filme ficará fora do horário nobre e, conseqüentemente, nenhuma rede investirá o que a Fox acha que o filme vale. A Fox vai negociar ‘A Paixão de Cristo’ _acusado de promover o anti-semitismo, ao vilanizar judeus_ à parte, não em um pacote, como fez com ‘Homem-Aranha’. A Globo tem prioridade.
OUTRO CANAL
Bolha A Globo planeja vender parte da Globo.com, seu ‘braço’ na internet. Contratou uma consultoria para analisar o valor do portal, que tem cerca de 300 mil assinantes. O objetivo da emissora é vender apenas a parte de provimento de acesso à internet do portal, mantendo o controle sobre a produção de conteúdo.
Maratona 1 ‘O Melhor do Brasil’, nome do novo programa de Márcio Garcia na Record, já tem data de estréia: 5 de novembro. A atração substituirá parcialmente o programa de Raul Gil, que fica na emissora até o dia 29 (depois, vai para a Band). Terá três horas e meia de duração, das 15h30 às 19h, aos sábados.
Maratona 2 O programa de Garcia será gravado no teatro da Record. Terá competições do tipo ‘a vovó mais enxuta’ e ‘a mulher mais forte’. E um concurso com novos atores que promete dar aos vencedores uma participação em alguma produção da Fox, nos EUA. Nos testes, os candidatos interpretarão cenas de filmes da Fox.
Arquivado A MTV desistiu do projeto de produção de uma telenovela com a ‘cara’ da emissora. Chegou à conclusão de que dramaturgia não é sua praia após testar o gênero em ‘The Nadas’, ‘sitcom’ com Marcos Mion. ‘Dramaturgia é para quem dá quatro, cinco pontos no Ibope’, afirma André Mantovani, diretor-geral do canal.’