O New York Times Co., grupo que edita o New York Times, anunciou ontem (27/12) ter fechado um acordo com o Halifax Media Holdings, de Daytona Beach, na Flórida, para a venda de sua unidade Regional Media Group. Essa unidade do Times inclui vários jornais nos Estados Unidos, como o Sarasota Herald Tribune, na Flórida; The Press Democrat, de Santa Rosa, Califórnia; The Star-News, de Wilmington, Carolina do Norte; The Gainesville Sun, também na Flórida; e The Tuscaloosa News, do Alabama.
Combinados, os 16 jornais da unidade têm uma circulação de 433.251 exemplares e mantêm 1.755 funcionários. A previsão é que a negociação, estimada em cerca de US$ 150 milhões, esteja finalizada nas próximas semanas. Em comunicado, o presidente do conselho de administração do New York Times Co., Arthur Sulzberger Jr., disse que o negócio vai permitir ao grupo “continuar sua transformação para uma empresa com foco digital e multiplataforma”.
Já o presidente do Halifax Media, Michael Redding, disse, também em comunicado, que “a compra do Regional Media Group reflete a crença do Halifax Media de um bom jornal é uma parte fundamental de qualquer comunidade vibrante”. Ken Doctor, analista de mídia na empresa Outsell, disse que a venda foi feita por um valor “incrivelmente baixo”. Na média, disse, “isso significa que cada título foi vendido por menos de US$ 10 milhões, o que é assustador quando você se lembra das máquinas de lucros que esse jornais costumavam ser”.
Queda de classificados e migração dos leitores
A venda de ativos vem sendo uma das fórmulas encontradas pelo New York Times Co. para equilibrar a perda de receita com publicidade que vem registrando nos últimos anos. A ideia do grupo é se concentrar nos seus jornais âncora, como o próprio New York Times, o Boston Globe e o International Herald Tribune. Em julho, a companhia já havia vendido mais da metade da sua participação no Fenway Sports Group, proprietário do time de beisebol Boston Red Sox, por US$ 117 milhões.
Enquanto cresceu o otimismo com relação ao novo serviço de assinatura digital do New York Times, as publicações regionais da empresa foram ficando para trás, com o declínio vigoroso impelido pela queda dos classificados e a migração dos leitores para a internet. Em 2010, o Regional Media Group respondia por 11% das receitas de US$ 2,4 bilhões da companhia. De 2008 até 2009, as receitas de publicidade da divisão caíram 30,2%, para US$ 193 milhões, e em 2010 declinaram 8,2%, para US$ 177 milhões, segundo o relatório anual de 2010 da Times Co. Os classificados representaram 28% dos anúncios nos jornais regionais.
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