Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Adeus, ‘Estadão’

Ao contrário da maioria dos meus colegas cartunistas, especialmente os paulistanos, nunca tive o sonho, a meta, o desejo, de trabalhar para a Folha de S.Paulo. Minha maior identificação sempre foi com o Estadão. Adquiri o hábito de ler o jornal O Estado de S. Paulono meu primeiro emprego, na redação do Jornal de Piracicaba, nos anos 1990. Depois, continuei leitor e assinante. O “meu” Estadão tinha Paulo Francis, Ruy Castro, Daniel Piza. Meus perfis de artistas e crônicas, que a atividade de ilustrador e cartunista sempre deixou em segundo plano, sempre tiveram como inspiração a produção desses jornalistas. Todos cultos, coloquiais, elegantes, bem-humorados.

Na ilustração e na caricatura, colecionei, a partir de 1993, as caricaturas gigantescas que saíam no “Caderno 2”. A maioria era da lavra de Eduardo Baptistão. Com o tempo, e um maior entrosamento com os colegas cartunistas, cruzei com o Bap numa das pizzadas anuais promovidas pelo Custódio Rosa. O gosto em comum pela MPB estreitou nosso contato. Baptistão homenageou os ídolos do cancioneiro nacional com uma exposição de caricaturas dedicada a eles. Exposição que tive o prazer de acompanhar ao vivo, em São Paulo, com o cartunista Spacca e o jornalista Paulo Ramos. Também fui espectador de outras atividades tendo o caricaturista como foco das atenções. Uma delas, no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 2012.

Artigos de fôlego

O anúncio da saída do Bap do Estadão, feito pelo artista em seu Facebook, surpreende pela homenagem ao jornal. Uma lição de humildade, de esperança, de devoção aos colegas e ao ex-empregador.

Paulo Francis e Daniel Piza se foram deste mundo. Ruy Castro mudou-se para a Folha de S.Paulo, onde não mais publica mais aqueles artigos quilométricos sobre a cultura do século 20. E o Baptistão deixa as páginas do Estado de S.Paulo. Eu também: a partir de hoje, deixo de ser leitor do jornal.

******

Érico San Juan é cartunista, radialista, designer gráfico e caricaturista