O Itaú Cultural e o Terra promovem o MediaOn2008 – 2º Seminário Internacional de Jornalismo Online. Sob o tema duplo – Eleições e Redes Sociais – de 9 a 11 de setembro, em São Paulo, o segundo encontro de profissionais da mídia eletrônica reúne, na sede do Itaú Cultural [Avenida Paulista, 149, estação Brigadeiro do metrô, telefones (11) 2168-1776/1777], brasileiros e convidados internacionais, e sedimenta a sua vocação de se tornar um fórum entre os agentes envolvidos na criação, produção e recepção de conteúdos online.
Para abrir o encontro, na noite do dia 9 o fundador da NYT Television e videojornalista Michael Rosenblum fala para convidados, ao lado do brasileiro Marcelo Tas, apresentador do programa CQC, da TV Bandeirantes. O tema é Vídeo: Protagonista na Onda Atual do Jornalismo Online? Tanto esta sessão, como as outras têm transmissão ao vivo no site do evento, criado especialmente para as atividades do fórum. O debate é aberto para o público nos dias 10 e 11, com inscrições abertas até 3 de setembro naquele endereço.
As discussões dos painéis giram em torno do uso da internet durante as campanhas eleitorais nos EUA e no Brasil; a cobertura online nas eleições em ambos os paises – hoje e nas anteriores; e inovações e ferramentas multimídia. Também é assunto de debate a relevância do conteúdo jornalístico gerado pelo usuário; a revolução do conteúdo nas redes sociais; jornalismo e produção cultural, e a busca de público por meio dos blogs.
O evento, com curadoria de Antonio Prada, diretor de mídia do Terra, Fernanda Ceravolo, diretora da Vinil, e Jaime Spitzcovsky, diretor da PrimaPagina, conta com o apoio da BBC Brasil e da CNN.com. Na tarde do dia 9, antes da abertura, o jornalista Ricardo Calil ministra uma oficina de jornalismo cultural online fechada a 20 estudantes de comunicação. A intenção é produzir uma web-reportagem sobre a exposição Emoção Art.Ficial 4.0, em cartaz no Itaú Cultural somente até o dia 14 de setembro, cujo resultado vai ser mostrado imediatamente no site do MediaOn.
Debates e debatedores
O tema de abertura dos debates com o público, na quarta-feira, dia 10 de setembro, às 9h30, é A web e as eleições brasileiras. Ricardo Feltrin, editor da Folha Online, e Bob Fernandes, editor-chefe do Terra Magazine, falam sobre a importância da internet na campanha eleitoral e o uso das redes sociais; compara o uso da web com eleições anteriores e traça as novas tendências. Com a mediação de Alon Feuerwrker, editor de política do jornal Correio Braziliense, eles apresentam, ainda, alguns estudos de caso de cobertura online.
No mesmo dia, às 11h30, Andréa Fornes, produtora executiva do MSN Brasil, Fábio Malini, professor de jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo, e Edward Pimenta, editor de treinamento da Editora Abril, com a mediação de Jaime Spitzcovsky, levam o para o debate o painel O novo jornalista e a cobertura eleitoral – utilização das inovações e ferramentas multimídia. Eles falam sobre as novas carreiras que surgem nesta área no Brasil e no exterior; o tipo de habilidade necessária para este novo profissional exercer a sua atividade e quais rumos segue o ensino e a formação na atualidade.
À tarde, das 15h30 às 17h, o tema é A web e as eleições nos Estados Unidos. Com mediação de Carlos Eduardo Lins da Silva, ombudsman da Folha de São Paulo, os debatedores Miguel Almaguer, repórter especial da NBC, e Francisco Mendes, correspondente em Washington do Grupo Bandeirantes de Rádio, tratam da importância da internet na campanha eleitoral e do uso das redes sociais. Traçam uma comparação entre as estratégias dos candidatos norte-americanos à presidência, Barack Obama e de John McCain, no uso da rede. Eles falam, ainda, sobre a cobertura online feita nos Estados Unidos e os novos hábitos de consumo de informação dos eleitores; e apresentam cases da eleição e o que mudou em relação às campanhas anteriores mais recentes.
O último painel da quarta-feira é Relevância do conteúdo jornalístico gerado pelo usuário. Começa às 17h30, e conta com a mediação de Antonio Prada, e os debatedores Lilá King, representante do iReport – CNN, Marco Chiaretti, diretor de conteúdo digital do Estadão e Limão, e Márcia Menezes, diretora do G1. Eles analisam as conseqüências da queda das barreiras para a construção de conteúdo do usuário, com o avanço da tecnologia e novas plataformas. O resultado, como observam, fez com que grupos de mídia comecem a dar importância para o conteúdo do usuário.
A série de debates na quinta-feira, dia 11, abre às 9h30 com Blogs e Social Media. Como encontrar e envolver novas audiências? Os debatedores são Giles Wilson, editor de blogs da BBC e Sérgio Gwercman, redator-chefe da revista Superinteressante, sob a mediação de Ricardo Anderaos, diretor do Metro Internacional, blogueiro e colunista de tecnologia da Band News FM. Em pauta o fato de que muitas organizações de mídia e notícias estão usando repórteres, programas e editores de blog para ampliar o seu público.
Fernanda Ceravolo, faz a mediação do painel seguinte, às 11h30: A revolução do conteúdo nas redes sociais. O blogueiro português Antonio Granado e o jornalista e diretor de conteúdo do iG Caíque Severo debatem o tema, analisando os sites de relacionamento, como Orkut, MySpace, ou, ainda, ferramentas como o Twitter e como eles interferem nas organizações de mídia tradicionais.
Diálogo jornalismo-produção cultural é o painel seguinte, às 15h30, e fecha a série. O impacto das redes sociais na produção e cobertura jornalística culturais e cases de artistas que conseguiram sucesso e espaço na mídia graças às redes sociais, são os temas que permeiam este debate com mediação de Maurício Stycer, repórter especial do IG e com Rodrigo Tavares e Aleksandra Zakartchouk, diretores da Gatacine, e Emerson Calegaretti, diretor do My Space, como debatedores.
Programação
**
9 de setembro, terça-feira – Abertura para convidados – 9h30Super-session: Vídeo: Protagonista na Onda Atual do Jornalismo Online?
Com Michael Rosenblum – vídeojornalista e fundador da NYT Television e Marcelo Tas – apresentador e blogueiro, TV Bandeirantes e UOL
**
10 de setembro, quarta-feiraWellcome Coffee – Credenciamento – 9h às 9h30
Painel 1 – A web e as eleições brasileiras – 9h30 às 11h00 – Mediador: Alon Feuerwerker, editor de política do Correio Braziliense; debatedores: Josias de Souza, blogueiro do UOL e colunista da Folha de S.Paulo, e Bob Fernandes, editor-chefe do Terra Magazine
Painel 2 – O novo jornalista e a cobertura eleitoral – utilização das inovações e ferramentas multimídia – 11h30 às 13h – Mediador: Jaime Spitzcovsky, diretor da PrimaPagina; debatedores: Andrea Fornes, produtora executiva do MSN Brasil; Fábio Malini, professor de jornalismo da Federal do Espírito Santo, e Edward Pimenta, editor de treinamento editorial da Abril.
Painel 3 – A web e as eleições nos Estados Unidos – 15h30 às 17h – Mediador: Carlos Eduardo Lins da Silva, ombudsman da Folha de S.Paulo; debatedores: Miguel Almaguer, repórter especial da NBC, e Francisco Mendes, correspondente em Washington do Grupo Bandeirantes de Rádio.
Painel 4 – Relevância do conteúdo jornalístico gerado pelo usuário – 17h30 às 19h – Mediador: Antonio Prada, diretor de Mídia do Terra; debatedores: Lila King, representante do iReport – CNN; Marco Chiaretti, diretor de conteúdo digital do Estadão e Limão, e Márcia Menezes, diretora do G1.
**
11 de setembro, quinta-feiraPainel 5 – Blogs e Social Media. Como encontrar e envolver novas audiências? – 9h30 às 11h – Mediador: Ricardo Anderaos, diretor do Metro Internacional, blogueiro e colunista de tecnologia da Band News FM; debatedores: Giles Wilson, editor de Blogs da BBC e Sérgio Gwercman, redator-chefe da Superinteressante.
Painel 6 – A revolução do conteúdo nas redes sociais – 11h30 às 13h – Mediadora: Fernanda Ceravolo, diretora da Vinil; debatedores: Antonio Granado, blogueiro português, e Caique Severo, jornalista e diretor de Conteúdo do iG
Painel 7 – Diálogo jornalismo-produção cultural – 15h30 às 17h – Mediador:Maurício Stycer , repórter especial do iG; debatedores: Rodrigo Tavares e Aleksandra Zakartchouk, diretores da Gatacine, e Emerson Calegaretti, diretor do MySpace Brasil.