O Rio de Janeiro sediará, entre 18 e 20 de outubro, no Planetário da Gávea, o 2º Encontro Internacional Rio Mídia. Este ano, o tema Narrativas e a mídia para crianças e adolescentes reunirá, em mesas-redondas, palestras e painéis, especialistas do Brasil e da Europa, professores, pesquisadores, estudantes e interessados na produção de mídia de qualidade. A organização é da Multirio (Empresa Municipal de Multimeios do Rio de Janeiro), da Prefeitura do Rio, e do Rio Mídia (Centro Internacional de Referência em Mídias para Crianças e Adolescentes). As inscrições já podem ser feitas no site www.multirio.rj.gov.br/riomidia. A entrada é gratuita, e as vagas são limitadas.
O encontro dá seqüência às discussões iniciadas na 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, realizada no Rio, em 2004. Serão apresentadas algumas experiências exitosas e premiadas de mídia de qualidade produzida para e com crianças e jovens.
Comandarão os debates os escritores Sônia Rodrigues e Daniel Munduruku; os ex-executivos da rede britânica BBC John Dale e Anna Home; os professores Ana Luiza Smolka (Unicamp) e Bruno Feijó (PUC-RJ), além de Bernardo Brant (Oficina de Imagens), Valentí Gómez i Oliver, presidente do Observatório Europeu da Televisão Infantil (Oeti), Guilherme Canela (Andi) e outros.
A pauta do primeiro dia do evento tratará de ‘Mídia e linguagens’. Caberá à professora-doutora Ana Luiza Smolka, da Faculdade de Educação da Unicamp, falar sobre ‘Narrativas de crianças e adolescentes e a mídia’. À tarde, Daniel Munduruku, do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, e Sônia Rodrigues, professora da PUC-RJ, falarão de ‘Narrativas em diferentes linguagens’.
No dia seguinte, sob o tema ‘Narrativas em rede’, a discussão versará sobre a criação e a produção de narrativas no contexto digital. O assunto será tratado em palestra do escritor e poeta Valentí Gómez i Oliver. À tarde, John Dale, pesquisador e diretor do projeto Eurokidnet, Bruno Feijó, coordenador do Laboratório de Cad e Jogos Inteligentes da PUC-RJ, e Bernardo Brant, diretor da ONG Oficina de Imagens, participarão da mesa-redonda ‘Cultura digital: autoria e interação’.
A temática ‘Narrativas de qualidade na mídia: um direito’ marcará os trabalhos do último dia do encontro, com foco nos direitos de crianças e adolescentes e no papel de reguladores, produtores e da própria sociedade na defesa do acesso à comunicação e à informação de qualidade. Anna Home, ex-diretora de programação infantil da BBC e consultora em televisão infantil, apresentará panorama da produção e da programação infantil da emissora britânica. A presidente da Multirio, Regina de Assis, encerrará o evento coordenando o painel ‘Alianças pela qualidade da mídia’, que reunirá representantes de Unicef, Unesco, Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), Coletivo Intervozes e jovens que participaram da 4ª Cúpula Mundial de Mídia.