Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Ex-colunista do Daily Mirror é preso

O jornalista James Hipwell, ex-colunista do Daily Mirror, foi preso na sexta-feira (10/2) por usar a coluna de investimentos City Slickers para manipular o mercado de ações. Hipwell havia sido condenado a seis meses de prisão em dezembro do ano passado, mas apenas agora recebeu a sentença porque o juiz permitiu que ele terminasse de fazer exames médicos relacionados a um transplante de rim sofrido em 2002.

No final de janeiro, Anil Bhoyrul, co-autor da coluna, foi condenado a prestar apenas 180 horas de serviço comunitário por ter admitido ter lucrado com a compra de ações; pesou a seu favor o fato de o juiz ter concluído que ele não havia recebido orientação de que estava fazendo algo errado dos seus superiores ou dos advogados do jornal.

Informações privilegiadas

Hipwell lucrou US$ 71 mil e Bhoyrul, US$ 26 mil com investimentos em ações de empresas que eram recomendadas na coluna, entre agosto de 1999 e fevereiro de 2000. Depois do escândalo ter vindo à tona, em 2000, o Daily Mirror demitiu os dois colunistas e o Departamento de Comércio e Indústria iniciou uma investigação sobre a conduta do ex-editor Piers Morgan, que também comprou ações de empresas citadas na coluna antes da publicação das dicas.

‘Eu aceito que foi um erro de julgamento não revelar que havia comprado ações recomendadas por mim e peço desculpas por isso. Entretanto, eu sempre acreditei – e evidências no tribunal comprovaram – que a coluna era precisa e que investidores que seguiram as dicas lucraram. Não tive a intenção de enganar ninguém e comprei ações abertamente no meu próprio nome e na minha conta bancária’, declarou Hipwell após ser condenado à prisão.

O advogado do jornalista, Harry Travers, afirmou que irá apelar contra a sentença. ‘Em nossa opinião, a sentença foi excessiva, errada em princípio e também surpreendente tendo em vista que há evidências de que qualquer investidor que seguiu as dicas da coluna teve um lucro considerável’, alegou. Informações de Chris Tryhorn [The Guardian, 10/2/06] e Matthew Jones [Reuters, 10/2/06].