O ex-colunista do Daily Mirror James Hipwell perdeu na sexta-feira (10/3) a apelação contra sentença de seis meses de prisão. O jornalista, condenado por manipular a coluna de investimentos City Slickers para lucrar no mercado de ações, foi preso há um mês e deve seguir apenas mais três na cadeia. Os juizes do tribunal de apelações negaram o pedido para que sua pena fosse reduzida ou transformada em serviço comunitário.
Hipwell recorreu da decisão inicial da justiça alegando que sua pena havia sido injusta em comparação com a recebida por seu ex-colega de coluna, Amil Bhoyrul, condenado a 180 horas de serviço comunitário após se declarar culpado. Os dois homens foram julgados por usar a coluna que escreviam com dicas sobre o mercado financeiro para inflar companhias das quais haviam comprado ações, entre agosto de 1999 e janeiro de 2000. Depois do escândalo ter vindo à tona, o Mirror demitiu os colunistas e o Departamento de Comércio e Indústria do Reino Unido iniciou uma investigação sobre a conduta do ex-editor Piers Morgan – que também comprou ações de empresas citadas na City Slickers antes da publicação das dicas.
‘Estes eram jornalistas financeiros comprando ações antes de citá-las na coluna, por perceberem com antecedência que a coluna teria um efeito no crescimento dos preços destas ações; eles então vendiam suas ações para lucrar com elas e não informavam aos leitores da coluna que estavam envolvidos neste sério conflito de interesses’, afirmou um dos juízes do tribunal de apelações.
Hipwell foi condenado em dezembro do ano passado, mas preso apenas em fevereiro, pois a justiça permitiu que terminasse de fazer exames relacionados a um transplante de rim sofrido há quatro anos. Informações de Chris Tryhorn [The Guardian, 10/3/06].