Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Funcionários da BBC protestam contra demissões voluntárias

Está marcado para o início de janeiro do próximo ano o encerramento de uma votação dos funcionários da BBC para decidir se entrarão em greve em protesto aos planos de demissões voluntárias da rede, noticia Tara Conlan [The Guardian, 22/11/07]. Cerca de 10 mil membros do sindicato de emissoras Bectu e do Sindicato Nacional de Jornalistas estão elegíveis para votar.


A BBC vem tentando economizar recursos financeiros para investir na área digital da empresa. Além disso, o governo obrigou a administração a aceitar, no início de 2007, um valor abaixo do previsto pela taxa anual paga pelos telespectadores britânicos. A rede planeja eliminar 1.700 cargos, mas os sindicatos esperavam que os cortes fossem feitos sem o recurso de demissões voluntárias. ‘Os líderes sindicais ficaram extremamente furiosos com os cortes da BBC em áreas extremamente importantes, enquanto em outras ainda há planos de expansão. Estou confiante que decidiremos pela greve e que seremos bem-sucedidos’, afirmou Gerry Morrissey, secretário-geral da Bectu.


Já a BBC manifestou, como era de se esperar, posição contrária à greve. ‘É importante dizer que a grande maioria da equipe não será afetada pelas reduções. Uma greve irá, inevitavelmente, prejudicar as pessoas que pagam pelos nossos serviços. A questão é: quando há expansão em uma área, há reduções em outras’, declarou porta-voz da rede.