Sunday, 17 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Gratuitos britânicos terão que contribuir com limpeza

Os jornais gratuitos britânicos The London Paper e London Lite podem ser proibidos de circular na área central de Londres caso não paguem uma multa de quase US$ 1 milhão para contribuir com os custos de limpeza das ruas, ordenou o Conselho Municipal de Westminster.


O conselho alertou aos grupos de mídia News International e Associated Newspapers – que publicam os jornais – que eles devem ajudá-lo a lidar com a ‘montanha de lixo’ que seus diários produzem, ou então enfrentar proibições em relação à distribuição em determinadas áreas. Uma quantidade extra de três toneladas de lixo é produzida diariamente em Westminster devido aos exemplares jogados fora pelos leitores.


O órgão pode recorrer a uma lei que permite proibir a distribuição gratuita de material impresso se este poluir o meio ambiente. ‘Há agora um princípio estabelecido sobre questões ambientais que diz que quem está poluindo deve pagar. Estamos negociando com as editoras e esperamos chegar a um acordo com ambas’, afirma Alan Bradley, membro do conselho. ‘É inaceitável para moradores, visitantes ou comerciantes ter à vista pilhas de jornais jogados fora’.


As editoras estão dispostas a colaborar. ‘Estamos trabalhando junto com o Conselho de Westminster desde o lançamento do London Paper [em setembro do ano passado] e estamos em negociações para resolver a questão atual’, disse uma porta-voz da News International. O chefe de redação do London Lite, Steve Auckland, informou que o diário também está debatendo o tema com o conselho. ‘O que sugerimos ao conselho é que vamos fornecer a eles latas de lixo para reciclagem e vamos colaborar com a reciclagem do papel’, disse. O conselho está considerando a oferta. Informações de Stephen Brook [The Guardian, 23/1/07].