Tuesday, 07 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1319

Grupo mexicano deverá comprar Univision

Desde que foi confirmado, no mês passado, que o Univision, maior grupo de rádio e televisão em língua espanhola dos EUA, seria colocado à venda, proliferaram especulações sobre os investidores interessados em abocanhar a rede – que faz imenso sucesso entre a crescente audiência hispânica. Um consórcio formado por empresas e investidores – incluindo a rede de televisão mexicana Grupo Televisa e o empresário de mídia americano-israelense Haim Saban, que controla a rede de televisão alemã ProSiebenSat.1 –, é tido como o licitante que deverá fazer a maior oferta.

A Televisa já possui um contrato – que expira somente em 2017 – com o Univision, estabelecendo que 40% da programação de TV do grupo americano seja fornecida pelo grupo mexicano, incluindo as populares novelas. ‘É o comprador natural’, afirmou, sobre a Televisa, Eilleen Furukawa, analista de pesquisa do Citigroup. O grupo já detém 11% do Univision. Embora a Televisa e o Univision venham brigando há algum tempo sobre os termos do contrato, a fusão dos dois grupos cortaria custos ao eliminar a taxa de programação que o Univision tem que pagar à Televisa, de acordo com Eilleen.

Se o venezuelano Cisneros Group, uma das mais importantes organizações de mídia, entretenimento e telecomunicações da América Latina, também entrar no consórcio com a Televisa, o grupo ficaria ainda mais forte para vencer os concorrentes. O Cisneros Group controla a Venevision, que detém 13% do Univision e, assim como a Televisa, tem um contrato para fornecer programação ao grupo. Além disto, Gustavo Cisneros, presidente do Cisneros Group, é membro do conselho do Univision desde 2003.

Por ser uma empresa mexicana, a Televisa não pode fazer uma oferta sozinha, pois uma lei federal proíbe que grupos estrangeiros detenham mais de 25% de uma empresa radiodifusora americana. Por isso, empresas de investimento americanas estão fazendo parcerias para entrar no consórcio liderado pela Televisa. O processo de venda está sendo administrado pelo banco UBS, e gigantes da mídia como CBS e Time Warner também são potentes rivais na licitação. O presidente da News Corporation, Rupert Murdoch, afirmou no mês passado que sua empresa ‘estaria avaliando o interesse’ na compra, embora pessoas ligadas a ele tenham informado que este interesse já teria esfriado.

Sucesso entre os hispânicos

O comprador do Univision dominará o mercado latino nos EUA. A rede tem quatro vezes mais audiência do que a Telemundo, segunda maior rede de televisão em língua espanhola dos EUA, sendo a quinta maior rede de televisão americana. Ela atinge 98% dos lares do país através de 62 emissoras, mais de 90 afiliadas e mais de 2.000 afiliadas de canais fechados. Com a proximidade da Copa do Mundo, espera-se que a audiência do grupo cresça ainda mais.

Depois da confirmação de intenção de venda do Univision, o valor de suas ações aumentou 8%, fechando a US$ 32,92 na semana passada. Além da rede de televisão Univision, o grupo também é proprietário da TeleFutura e do canal a cabo Galavisión. Com uma capitalização de mercado de mais de US$ 10 bilhões, o Univision espera atingir o valor de mais de US$ 40 por ação. Informações de Andrew Ross Sorkin e Peter Edmonston [The New York Times, 10/3/06].