Quatro das maiores companhias de jornais americanas anunciaram uma parceria para vender anúncios publicitários na internet, na esperança de que a união literalmente faça a força. A parceria envolve a Tribune Company, a Gannett, a Hearst Corporation e a The New York Times Company.
As quatro companhias irão transferir parte de seu espaço para anúncios online para uma nova empresa, batizada de quadrantONE. A idéia é que o novo espaço online atinja cerca de 50 milhões de visitantes únicos por mês, afirmam os envolvidos no projeto, que será tocado em Chicago e deverá contratar 17 funcionários diretos.
O objetivo da joint venture é permitir que anunciantes nacionais consigam anunciar em sítios locais com apenas um telefonema. Os sítios pertencem a jornais como o Los Angeles Times (da Tribune), o Des Moines Register (da Gannett), o Houston Chronicle (Hearst) e o Boston Globe (The New York Times Company). Diários maiores das empresas envolvidas, como o New York Times e o USA Today, não serão incluídos por não serem considerados locais.
Esta não é a primeira vez que grandes companhias jornalísticas se unem para aumentar a venda de anúncios online. A diferença, agora, é que elas não contam com parceiros como os gigantes da internet Google, Microsoft ou Yahoo!. ‘Queremos controlar nosso destino’, resume Lincoln Millstein, vice-presidente sênior para mídia digital da Hearst. Executivos das companhias dizem que elas entendem os mercados locais melhor do que os portais de internet e podem ajudar os anunciantes nacionais a inserir sua mensagem em sítios locais da melhor maneira possível.
Por outro lado
Há quem discorde. ‘Não acho que a junção de empresas de jornais vá resolver o problema’, afirma o analista especializado em publicidade online Shar VanBoskirk, da Forrester Research. ‘Estas empresas precisam se unir a uma companhia de tecnologia que dará a elas as habilidades necessárias para vender seu conteúdo’, explica.
Curiosamente, muitos dos jornais envolvidos na quadrantONE fazem parte de um consórcio de publicidade online do Yahoo!, e todas as companhias participantes são proprietárias parciais da Newspaper National Network, rede que permite que anunciantes nacionais publiquem anúncios em milhares de jornais impressos e, mais recentemente, em sítios de internet. Elas também fizeram parte da rede New Century Network, no fim dos anos 90, que não deu certo. Informações de Louise Story [The New York Times, 15/2/08].