Durante três dias, profissionais de comunicação de toda a América Latina vão conversar com especialistas sobre as novas pautas da sustentabilidade em três vertentes temáticas: Amazônia, Água e Energia.
A construção das novas pautas da sustentabilidade, baseadas em paradigmas de desenvolvimento sustentável, onde a responsabilidade social e o baixo impacto ambiental são incorporados como valores próximos ao desempenho econômico das atividades empresariais. ‘Não há como trabalhar os processos de sustentabilidade na sociedade sem o comprometimento dos profissionais de comunicação, estejam eles ligados à mídia ou às assessorias de imprensa’, diz o jornalista Dal Marcondes, diretor de redação da Envolverde, que desde 1995 trabalha com jornalismo ambiental e focado em desenvolvimento sustentável.
Para os jornalistas que estão nas mídias é fundamental o apoio dos profissionais de assessoria de imprensa para que tenham acesso às informações sobre empresas, governo e ONGs. Sem este suporte é impossível conseguir boas informações (a não ser, é claro, quando se trata de jornalismo investigativo). Existe um novo tipo de relação surgindo entre empresas e mídias, não aquela carregada de suspeitas de lado a lado, mas outra, que mostra que muitas organizações estão trabalhando em processos de ‘melhores práticas’ em sua atuação, o que se reflete em maior comprometimento socioambiental.
Palestrantes e moderadores
A melhor maneira para um profissional de comunicação saber se uma empresa está realmente investindo em uma atuação sustentável ou simplesmente fazendo o que os especialistas chamam de greenwashing, é buscar informações sobre o que é sustentabilidade e como abordar o tema em todas as pautas.
O Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade, que está sendo organizado pela Envolverde dias 16, 17 e 18 de outubro, tem como objetivo criar um espaço de diálogo para jornalistas que atuam há mais tempo com pautas relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, especialistas e profissionais de comunicação em geral, que têm em seu dia-a-dia a missão de estabelecer um fluxo de informações entre empresas, governos, ONGs e os veículos de comunicação.
Entre os nomes já confirmados estão: Dal Marcondes – diretor de redação da revista digital Envolverde; João Meirelles – diretor do Instituto Peabiru; Ricardo Voltolini – diretor da revista Idéia Socioambiental; Joaquin Costanzo – diretor da agência IPS para a América Latina e do Projeto Terramérica; Luciano Martins Costa – editor do Observatório da Imprensa; Vilmar Berna – editor da revista e portal do Meio Ambiente e ganhador do Prêmio Global 500, da ONU; Rogério Ruschel – jornalista e publicitário especialista em marketing socioambiental; Beatriz Bulhões – do CEBDS; Flávia Moraes – executiva e consultora especialista em gestão empresarial da sustentabilidade; Peter Milko – diretor da revista Horizonte Geográfico; Fátima Cardoso – jornalista e editora da Envolverde; Pedro Jacob – professor universitário e especialista em recursos hídricos; Andréa de Lima – ex-gerente de comunicação do Instituto Ethos; Fabio Feldmann – ex-secretário paulista de Meio Ambiente e atual presidente do Fórum Paulista de Mudanças Climática e Biodiversidade; Homero Santos — consultor em sustentabilidade e SER; Luiz Fernando Neri – gerente de Sustentabilidade da Petrobras; Paulina Chamorro – Rádio Eldorado, entre outros. Ao todo serão quase 40 palestrantes e moderadores nos três dias do evento.
Serviço
Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade – Dias 16, 17 e 18 de outubro de 2008 no Hotel Jaraguá – São Paulo, SP – Rua Martins Fontes 71 – Bela Vista. Informações e inscrições aqui. Realização Instituto Envolverde – (55) 11 3796-8066