Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Lei permitirá fotos de caixões de militares


Uma nova lei aprovada recentemente na Câmara dos Representantes dos EUA requer que o Pentágono dê livre acesso a jornalistas em cerimônias de homenagem a militares mortos em combate. Desde a Guerra do Vietnã, é a primeira fez que fotojornalistas terão a oportunidade de registrar imagens de caixões chegando ao país enquanto o conflito ainda está em curso, noticia Daryl Lange [Editor & Publisher, 15/8/08].


A Associação Nacional de Fotojornalistas dos EUA (NPPA, sigla em inglês) aprovou a medida, que foi proposta pelo republicano Walter Jones. ‘Estamos cientes que o Departamento de Defesa proíbe atualmente a cobertura destas cerimônias pela mídia, o que, por sua vez, impede o público de ter acesso a estas imagens’, escreveu o presidente da NPPA, Bob Carey, para Jones.


Fotos de militares chegando em caixões nos EUA eram permitidas durante a Guerra do Vietnã, mas uma proibição foi emitida durante a Guerra do Golfo, em 1991. O Exército abriu exceções em raras ocasiões. Desde o começo da guerra do Afeganistão, em 2001, o Departamento de Defesa havia proibido explicitamente fotos do tipo, em sinal de respeito aos mortos e seus familiares. Nos cinco anos de guerra do Iraque, na qual mais de 4.100 soldados americanos morreram, fotos de caixões vazaram poucas vezes.