A centenária National Press Club (NPC), prestigiada associação jornalística americana, planeja recrutar novos membros da mídia online através de uma parceria com o sítio de jornalistas-cidadãos Helium. Trata-se da primeira parceria do NPC envolvendo novas mídias. Há alguns anos, a instituição já havia modificado seu estatuto para que blogueiros pudessem associar-se mais facilmente.
Segundo a presidente da associação, Sylvia Smith, mesmo com as mudanças no jornalismo, ‘nada muda o compromisso da NPC em apoiar o jornalismo de alta qualidade’. Assim como ocorre com profissionais da mídia tradicional, as inscrições dos jornalistas do Helium também deverão ser aprovadas por um comitê.
O Helium oferece uma plataforma para quase 100 mil jornalistas-cidadãos, que recebem parte do lucro com anúncios publicados no sítio. Para garantir a qualidade dos textos, o sítio encoraja visitantes e colaboradores a darem um voto a cada artigo, estabelecendo um ranking dos jornalistas. Mark Ranalli, presidente do Helium, afirma que a empresa irá incentivar escritores com o índices mais altos de votação a se inscreverem na NPC. Informações de Stefanie Olsen [CNET News, 11/2/08].