O conglomerado de mídia NBC Universal anunciou, na semana passada, que irá comprar o portal de internet iVillage Inc., que produz conteúdo online destinado ao público feminino, por US$ 600 milhões. O objetivo do grupo é expandir sua presença nas plataformas de mídia digitais, como informam Angela Moore e David B. Wilkerson [MarketWatch, 6/3/06].
O grupo espera que o sítio seja a peça central de sua estratégia para aumentar os lucros em 20% este ano, chegando a US$ 200 milhões. ‘O IVillage nos dá imediatamente uma plataforma rentável para expandir nossos esforços digitais, especialmente em áreas crescentes como saúde e assuntos femininos’, afirma Beth Comstock, presidente da área de desenvolvimento de mercado e mídia digital da NBC Universal.
As mulheres constituem a mais crescente audiência online. Estudo realizado de janeiro a junho de 2005 pelo Pew Internet & American Life Project revelou que 86% das mulheres entre 18 e 29 anos acessam a rede, em comparação a 80% dos homens da mesma faixa etária. Mesmo assim, os executivos da NBC pretendem fazer outras aquisições para atingir diferentes audiências. O grupo possui também o Gurl.com, destinado às adolescentes, e considera levar a marca iVillage para a TV digital ou incluí-la em sua programação. A General Electric detém 80% da NBC Universal, sendo o restante de propriedade da Vivendi Universal.