Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Observatório, um ano em números

As passagens de ano são propícias a balanços, mas servem sobretudo como oportunidade para estender o olhar adiante em busca de novas perspectivas com base na experiência vivida. Misto de veículo jornalístico e fórum onde a cidadania debate o desempenho da mídia, este Observatório completará em abril de 2008 doze anos de presença regular na internet, firme na crença de que a mídia, por ser um serviço público de natureza especial, deve ser discutida e permanentemente fiscalizada pelo destinatário maior de sua atividade: o leitor, ouvinte, telespectador e internauta.


A centralidade da mídia na vida da sociedade e no aprimoramento da democracia justifica essa vigilância; para exercê-la, cidadãos e cidadãs precisam de canais abertos para sua manifestação – e este Observatório é um deles, o pioneiro. Foi por isso que o OI foi criado, esta a razão pela qual o projeto cresceu e desdobrou-se para a televisão, o rádio e as ações afirmativas, e é para isso existimos e seguimos em frente.


Traduzindo essa postura em números, o debate sobre a mídia deu o tom das 5.187 matérias publicadas nas 53 edições de 2007 do OI – quase 100 textos por edição, em média, sem contar as que apareceram nos nossos blogs –, que provocaram 29.381 comentários postados até 10h09 do último dia do ano (média de 554 por edição). Veja abaixo as remissões para a Retrospectiva 2007 do OI, com uma seleção de 1.344 links para textos dados durante o ano.


Malgrado especificidade do conteúdo veiculado pelo Observatório, cujo escopo primordial é a crítica de mídia (uma alternativa aos sítios de hard news, esportes ou celebridades), a resposta da audiência demonstra o crescente interesse da sociedade em discutir os meios de comunicação de que dispõe. Em números gerais, de 1/1 a 20/12/2007 o Observatório contabilizou 34.954.624 páginas vistas, geradas por um total de 5.363.605 visitantes únicos durante o período. Isto significa médias diárias de 15.109 visitantes únicos e 98.464 páginas vistas, em 2007.


 



Os dados são da Webtrends, que audita a audiência dos sítios hospedados no portal iG, onde o Observatório está ancorado. São números significativos – embora, para a Redação do OI, sempre insatisfatórios. Para além da conquista de mais audiência, o objetivo deste Observatório é contribuir para aprimorar o debate sobre a mídia e agir no sentido de uma maior qualificação dos meios e da atividade jornalística. Em nome do interesse público. Feliz ano novo.


Leia também


Retrospectiva 2007


Mídia & Jornalismo – Parte 1


Mídia & Jornalismo – Parte 1


Gaveta Literária 2007


Entrevistas