A circulação dos jornais impressos americanos vem caindo, mas os sítios dos jornais mais importantes dos EUA atraem cada vez mais leitores, noticia Dinesh C. Sharma [CNET, 15/11/05]. De acordo com estudo realizado pela Nielsen/NetRatings, o número de visitantes online dos sítios de jornais subiu 11%, atingindo a marca de 39.3 milhões.
Pelo menos um em cada quatro internautas americanos lê a versão online dos jornais. A maioria dos leitores (71%), no entanto, ainda prefere os jornais na versão em papel. Os que preferem a versão online representam 22% e os que dividem seu tempo entre as duas versões, 7%.
De todos os sítios pesquisados, o NYTimes.com foi o mais acessado, com 11.4 milhões de visitantes em outubro de 2005. Em segundo lugar, ficou o USAToday.com, com 10.4 milhões de visitantes e, em terceiro, o WashingtonPost.com, com 8.1 milhões.
‘O crescimento dos sítios de jornais demonstra que estas instituições oferecem incentivos únicos aos visitantes. A maioria deles oferece interatividade, como blogs, podcasts, vídeo e áudio’, afirma Gerry Davison, analista de mídia da Nielsen/NetRatings. De acordo com dados divulgados na semana passada pelo Audit Bureau of Circulation, a circulação de jornais impressos caiu 2,6% entre os 20 jornais mais lidos nos EUA no período dos últimos seis meses encerrado em setembro, o que representou a maior queda registrada em um semestre desde 1991.