Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Para que papel com um sítio tão completo?

‘Alô, New York Times? Eu gostaria de cancelar minha assinatura hoje. Não, não estou reclamando de sua cobertura do Oriente Médio, de seu tratamento a qualquer minoria étnica ou religião esquisita, e certamente não estou irritado com algum problema bobo sobre a entrega do jornal. Também não estou bravo com a fotografia repulsiva que vocês publicaram recentemente na primeira página ou com o cancelamento de minha seção favorita. Estou cancelando porque o formato do seu sítio na internet, que estreou ontem, é tão melhor que a edição impressa que eu decidi economizar os US$ 621,40 anuais que eu gasto atualmente com a assinatura’. [Jack Shafer, editor da revista eletrônica Slate, em 4/4/06].


O novo visual do NYTimes.com, anunciado no domingo com uma carta do editor Leonard M. Apcar, tem como objetivo tornar a navegação mais fácil, atrair a atenção dos leitores e fazê-los ter vontade de pular de um link para o outro, e mais outro e mais outro. A página inicial do sítio ficou mais ampla – para se adequar a monitores maiores – e as notícias e seções, mais organizadas. Jack Shafer nota que o jornalão conseguiu a proeza de unir, na internet, o mundo impresso e o online.


‘Primeiro, a página inicial lembra o visual de uma primeira página de jornal’, diz ele, priorizando as notícias entre as que são mais ou menos importantes. ‘Mas ao mesmo tempo, parece ser uma página de internet. A arquitetura das seções faz um trabalho melhor ao separar os conteúdos do jornal em categorias, como um sítio deve fazer’. Shafer repara também na facilidade de navegação entre o ‘Jornal de Hoje’, página que reproduz a organização do conteúdo da versão impressa do dia, e os comandos ‘Vídeo’ e ‘Tópicos do Times’, que reúnem notícias e materiais de referência dos mais variados temas. A seção ‘Mais Popular’ concentra os textos mais enviados por e-mail pelos internautas, os assuntos mais comentados nos blogs, e os temas mais procurados no sistema de busca do sítio.


Modelo de negócios


Shafer lembra que o NYTimes.com é gratuito, com exceção dos colunistas e temas específicos concentrados no programa pago TimesSelect – que pode ser assinado por US$ 49,95 anuais. Ele diz acreditar que a melhor estratégia para um sítio de notícias é conquistar o maior número possível de leitores e apoiar seus custos em anúncios publicitários, para que possa permanecer gratuito.


‘Eu suspeito que o Times siga outro modelo de negócios. Eu aposto que ele irá testar a disposição dos leitores em pagar por conteúdo movendo os limites do TimesSelect para frente e para trás e ajustando taxas de assinatura online’, comenta o editor da Slate. ‘Mas isso é no futuro. Em curto prazo, a única coisa que poderá me deter dos meus planos de cancelar minha assinatura é o Times tornar a edição impressa melhor e o sítio pior. Esta semana, o sítio está vencendo.’


O futuro é agora


James Cramer, em artigo na New York Magazine [10/4/06], também defende a idéia. ‘Eles deveriam fazer o jornal todo [no formato] digital’, já diz o título do texto. ‘Por que atrasar o inevitável? O meio digital não é o caminho do futuro; já faz parte do presente.’ A companhia apresentou queda de receita no primeiro trimestre de 2006, com aumento apenas no portal About.com, comprado no ano passado. Cramer lembra que, como anunciado há pouco tempo, o Times não mais publicará as tabelas de preços de ações em sua versão impressa. ‘O objetivo é cortar custos com impressão e aumentar o tráfego do excelente sítio do Times‘, diz ele.


O artigo afirma que a mudança das tabelas para a internet é apropriada, já que é cada vez menos importante ter em mãos preços congelados quando eles variam o dia inteiro – e a cobertura online varia junto com eles. ‘A rede não é melhor apenas para as tabelas de ações; é melhor para tudo’, defende Cramer.