Por duas vezes, enviei carta a editores de O Globo [ver abaixo], solicitando o seguinte esclarecimento: teria a jornalista Maria Lima falseado a realidade dos fatos quando relatou que, em recente comício na cidade de Belém, Pará, o candidato Lula da Silva teria beijado as mãos do “cacique” (sic) Jader Barbalho? A informação está em http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes 2006/mat/2006/09/17/285707387.asp.
A indagação se justifica pois, em correspondência pessoal com um dirigente nacional do PT, foi-me assegurado que a reverência de Lula a Jader, em absoluto, teria ocorrido. Sabe-se que a notícia do beija-mão correu célere no país. Domingo passado, por exemplo, em sua coluna dominical na Folha de S. Paulo, o jornalista Juca Kfouri fez alusão ao episódio.
Até o momento, nenhuma resposta recebi de O Globo. Pela relevância da notícia – que, por seu simbolismo, estarrece a consciência democrática e crítica –, julgo que O Globo tem a responsabilidade editorial de confirmar ou não a informação da jornalista Maria Lima.
***
Numa correspondência com o Secretário de Relações Internacionais do PT, sr. Valter Pomar, foi-me assegurado que o relato da jornalista Maria Lima sobre o comício em Belém, Pará, http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes 2006/mat/2006/09/17/285707387.asp, falseia parcialmente a realidade dos fatos. Segundo o sr. Pomar, em momento algum, Lula da Silva teria ido ao encontro de Jader para “beijar a mão do cacique do PMDB”.
Como escrevo um texto sobre a campanha eleitoral de Lula da Silva, desejaria ter a versão dessa Editoria online, posto que a informação da jornalista – pelo seu significado político e ideológico – é relevante para a pesquisa que faço.
Atenciosamente, Caio Navarro de Toledo, professor de Ciência Política, Universidade Estadual de Campinas
******
Professor da Unicamp, Campinas, SP