O jornal Financial Times viu o tráfego de seu sítio na internet ‘explodir’ por conta da crise financeira iniciada nos EUA. De acordo com dados internos, as page views do sítio aumentaram 300% e o número de visitantes únicos subiu 250% na semana passada, em comparação a um ano atrás. Os números mais recentes, auditados pelo Audit Bureau of Circulations Electronic em março, davam conta de que o crescimento de visitantes únicos ficava em 32,9% ao ano.
Para Rob Grimshaw, diretor do sítio, o aumento da semana passada foi algo extraordinário. ‘Felizmente, nós temos sistemas bem fortes e o sítio se comportou muito bem na última semana, sem nenhuma interrupção. Tudo correu bem e estamos muito satisfeitos com a parte técnica’, declarou.
Questionado se não era estranho ter sucesso em um momento de crise, Grimshaw definiu a situação como uma ‘faca de dois gumes’. Para ele, trata-se de um ‘período muito interessante’. ‘É gratificante que, mesmo com muitas coisas preocupantes ocorrendo no mercado financeiro, as pessoas procurem a marca FT quando realmente precisam saber o que está acontecendo na economia global’, completa. O conteúdo básico do sítio é gratuito, mas algumas análises detalhadas e informações financeiras são cobradas. Segundo Grimshaw, a página teve o dobro da taxa usual de registros gratuitos e o triplo do número de assinaturas logo após o estouro da crise. Informações de Judith Townend [Journalism.co.uk, 19/9/08].