O jornal americano Chicago Sun-Times mudou de formato, lançando esta semana uma edição um pouco menor que sua versão original. Outras publicações, nos EUA e Europa, têm seguido a mesma tendência. Segundo Tammy Chase, porta-voz do Sun-Times Media Group, a reformulação no tamanho do Sun-Times é parte de um esforço para cortar custos operacionais em US$ 50 milhões este ano.
O Sun-Times, que tem formato de tablóide, passou a ter 12 polegadas de altura com a mudança. A maior parte dos grandes jornais – como o Wall Street Journal, New York Times, Washington Post e Los Angeles Times – adotou a medida de 12 polegadas de largura. Portanto, a altura do Sun-Times equivale à largura dos jornalões – seguir um tamanho considerado padrão facilita a venda de espaços publicitários.
Crise
O Sun-Times Media Group já havia anunciado planos de cortar 35 funcionários da redação do jornal. A companhia, que possui também pequenos jornais locais, planeja demitir cinco funcionários do Lake County News-Sun e eliminar 11 cargos de publicações locais da Pioneer Press, uma de suas divisões. O Sun-Times Media Group também já afirmou que cortaria 31 funcionários editoriais do Daily Southtown para juntar o jornal à publicação Star, formando o SouthtownStar. Informações da AP [8/1/08].