Tablóides austríacos podem ter de respeitar uma nova legislação, mais rígida, após terem publicado a foto de uma criança suspeita de ter sido morta por seu pai com um machado. Não bastasse divulgar a foto de uma menor de idade, os jornais ainda publicaram a imagem da menina errada, noticia Thomas Hockwarter [The Guardian, 19/5/08].
Em vez da foto de Natalie Steinbauer, de sete anos, três jornais austríacos – Heute, Österreich e Kronen Zeitung – publicaram a foto de uma outra menina, colega de escola de Natalie. ‘Ela ficou perturbada ao ver sua fotografia nas bancas de jornais. Em um dos diários, a imagem estava ao lado da do machado. Não estamos preparados para deixar que isso passe sem conseqüências’, afirmou um porta-voz da família da menina que teve a foto publicada erroneamente.
A matéria em questão tratava de Reinhard Steinbauer, que teria matado a filha, esposa, pais e sogro na semana passada, em Viena. Para a polícia, Steinbauer alegou que cometeu o crime para que eles não se sentissem desonrados por seus problemas financeiros.
Multas maiores
O governo prometeu apressar a aprovação de novas leis que incluem multas maiores para a violação de padrões editoriais. Os três diários deverão pagar um valor máximo de US$ 25 mil por não terem pedido permissão de uso da imagem e US$ 8 mil por terem invadido a privacidade da menina.
A competição já acirrada entre os tablóides austríacos se intensificou com a chegada no mercado do gratuito Heute, que, junto com o Österreich, compete com o líder Kronen Zeitung, que possui tiragem média de quatro milhões de cópias.