VÍDEO ONLINE
YouTube adere à `streaming media´, 29/2
‘O YouTube está desenvolvendo uma funcionalidade que permitirá fazer transmissões ao vivo de vídeo [streaming]. A informação foi confirmada por Steve Chen, criador do site de vídeos, durante o videocast Pop17.
Será possível transmitir ao vivo uma conferência ou um simples encontro de amigos. Dessa forma, o YouTube se tornará um competidor para Ustream, Justin.TV, Yahoo! Live, entre outros serviços de transmissão de vídeos. A funcionalidade deverá entrar no ar neste ano.
Durante a Campus Party, e entre os participantes do evento, um dos serviços que mais se destacou foi o de streaming de vídeos.’
BLOGOSFERA
Mídia não é Fla-Flu, 29/2
‘Para quem acompanha este blog, não é nenhuma novidade essa visão, mas lá vai esse trecho de um ótimo post de Mark Glaser.
´Por anos, jornalistas tradicionais ridicularizaram os blogueiros como histéricos de pijamas, enquanto blogueiros têm classificado a grande mídia como tendenciosa e arcaica.
Enquanto os extremistas dos dois lados têm seu espaço para gritar um com o outro, o que está acontecendo nos bastidores tem recebido pouca atenção: repórteres da grande mídia estão começando a blogar em grande quantidade e grandes blogs têm contratado repórteres experientes e se focado em fazer jornalismo tradicional´.
Nesta semana, a Newsweek contratou mais um editor de blog, que fará parte do time de blogueiros que vai cobrir as eleições dos EUA pela revista. A rede de blogs Gawker continua contratando jornalistas com experiência para a sua equipe.
E, na semana passada, um blogueiro ganhou um prêmio de jornalismo.
Atualização às 15h30 – O Juliano Spyer publicou uma entrevista em que, de certa forma, abordo o assunto `blogueiros vs jornalistas´.’
PHOTOSHOP
Bill Gates no McDonald´s?, 29/2
‘Alguns de vocês já devem estar sabendo que o Worth 1.000 não anda muito bem das pernas. O Worth 1.000 é aquele site cheio de galerias e concursos de `imagens photoshopadas´.
Desde o começo do ano, e devido a um custo de manutenção alto [6 milhões de visitantes/mês + 600 mil imagens], Avi Muchnick e Israel Derdik, criadores do Worth 1.000, perceberam que as contas não fechavam e chegaram ao dilema: ou passavam a cobrar pelo acesso às galerias de fotos ou entupiam o site com banners e afins.
Por enquanto, optaram por uma 3º via. Os próprios usuários do site estão fazendo uma `vaquinha mensal´ e virando patrocinadores do Worth 1.000. Dependendo de quanto doa, você pode ser um patrocinador ouro, prata ou bronze.
Em troca, ganha algumas coisas, entre elas, livros com fotos clássicas do site. Se der certo, em grande parte, daqui para frente, será a própria comunidade que vai sustentar o Worth 1.000 e evitar que ele tenha conteúdo pago ou fique inundado de comerciais.
Uma das últimas do site é essa – `o que teria acontecido se a história tivesse tomado um rumo diferente´.’
NOVA HOME
Giro de 180º na BBC, 28/2
‘Agora é oficial! Está no ar como padrão e fora da fase beta a nova home da BBC. Aquela que comentei em dezembro e é toda customizável.
Devido ao feedback dos usuários, desde dezembro, quando foi lançada a versão beta em um endereço para testes, até hoje, ocorreram algumas mudanças. Adivinha para que lado? Para dar mais poder de personalização ao usuário/leitor da BBC.
Acredito que foi uma aposta ousada da BBC. Sair daquela antiga home estática, poluída e sisuda para uma totalmente customizável e clean.
A única parte que a BBC não abriu mão foi a manchete, a `Top News Story´, que ainda é definida por eles e não pode ser personalizada. De certa forma, para preservar e mostrar a sua linha editorial. De resto, você pode alterar cores, arrastar os módulos e escolher quais conteúdos colocar neles, dentro do escopo que a BBC oferece.
Pelo que percebi, nos comentários do blog da equipe responsável pela nova home, as opiniões dos leitores estão divididas. Acho bem difícil a BBC voltar atrás. Por alguns posts desse blog, dá para perceber que a BBC quer sair um pouco da `zona de conforto´ e levar alguns leitores juntos.
Pois é. Só tem Big Brother, não está nem aí para política e seus blogs preferidos da BBC não estão em destaque na home? Não tem problema, você pode colocá-los em destaque. `Você faz a home´. Será que vai se tornar uma tendência nos portais e sites de notícias?’
GRATUITO
Tudo será de graça para `Freeconomics´, 26/2
‘Chris Anderson, autor do já clássico A Cauda Longa, disponibilizou no site da Wired, revista da qual é editor, um preview de Free, seu próximo livro, mas já batizado pela imprensa de `Freeconomics´, em alusão a Freakonomics, outra obra que busca analisar e registrar o mercado atual.
Em breve, o livro de Anderson estará disponível de forma gratuita, mas, por enquanto, somente para pessoas residentes nos EUA que se cadastrarem no site da Wired.
Basicamente, o livro mostra o quanto a internet e a digitalização dos conteúdos ajudou a potencializar a `economia do gratuito´ – tendência de se oferecer serviços de graça. Ok, uma idéia nada nova. Aqui mesmo, no blog, já comentei que, por muito tempo ainda, nem tudo será gratuito na rede.
Na verdade, em `Freeconomics´, Anderson promete explorar melhor algumas idéias que estavam em A Cauda Longa, livro em que aborda a cultura e o mercado de nichos.
De qualquer forma, a obra promete ser uma leitura essencial, um registro de nossa época. Para conhecer melhor as idéias de seu novo livro, recomendo a leitura da revista AdAge e do Estadão, que trazem ótimas entrevistas com Anderson.
´Apenas por que os produtos são gratuitos não quer dizer que ninguém, em nenhum lugar, não esteja fazendo dinheiro com eles. A Google é o exemplo mais primário disso […].
Para seguir o dinheiro, você deve mudar de uma visão de ver o mercado como duas partes – compradores e vendedores – para uma perspectiva maior, de um ecossistema com muitas partes […]´.’
******************
Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.