A recente decisão do grupo Time Inc. de demitir 171 funcionários foi o mais claro sinal de como as grandes companhias do mercado editorial americano estão sendo afetadas pela transição do interesse nas mídias tradicionais para as mídias digitais, como informa Brian Steinberg [The Wall Street Journal, 8/2/06]. As novas tecnologias têm transformado o modo como as pessoas consomem as informações, e atraem cada vez mais os anunciantes.
Ann Moore, CEO da Time Inc., planeja transformar o grupo em fornecedor de conteúdo para qualquer meio que os leitores escolherem. ‘Quis me livrar do trabalho de que não precisávamos mais, e quero contratar pessoas das áreas onde planejo crescer’, resume.
Do papel para o computador
A Time Inc. comprou recentemente um sítio destinado aos amantes do golfe, o Golf.com, para complementar as revistas Golf e Sports Illustrated. De acordo com Ann, o grupo está entrando cada vez mais no mercado das mídias não-impressas e vai continuar procurando meios estratégicos para a expansão dos negócios.
Embora a revista Time seja o carro-chefe da empresa, suas páginas de anúncios apresentaram queda de 12,2% em 2005. Atualmente, as revistas semanais são prejudicadas pela rapidez das informações na internet e, por isso, Ann acredita ser essencial investir cada vez mais no sítio da revista, em vez de tentar modificar sua versão em papel.