Bill Blakemore, correspondente da emissora americana ABC News, realizou recentemente um especial na Groenlândia sobre os efeitos do aquecimento global – mas, desta vez, o material não foi para o World News with Charles Gibson, onde trabalha normalmente, e sim para a versão online chamada apenas World News. Trata-se de uma tendência recente; as emissoras vêm percebendo que têm na internet uma oportunidade para testar novos formatos e tipos de roteiro. Além do mais, a nova mídia tende a atrair espectadores mais jovens que não costumam assistir à TV à noite.
Ainda assim, a ABC é a única emissora na qual as equipes dos programas do horário nobre produzem material específico para a audiência online. Ao longo do último ano, a produção de vídeos online evoluiu do reaproveitamento de pedaços do programa de TV para uma produção exclusiva, com videoblogs, narração em primeira pessoa e entrevistas. Tudo de olho no público de 25 a 54 anos, que já tem o costume de ver vídeos nos celulares e iPods.
O World News conta com 4,5 milhões de downloads por mês, a maior parte por usuários de iTunes, programa da Apple. ‘Sabíamos que tínhamos um espaço online, e queríamos ocupá-lo’, conta Jon Banner, produtor-executivo do programa. O conteúdo em vídeo do World News foi disponibilizado na internet, pela primeira vez, em janeiro de 2006, com Bob Woodruff e Elizabeth Vargas como âncoras. Depois de Woodruff sofrer um grave acidente no Iraque, Charles Gibson entrou em seu lugar. Atualmente, Gibson é o apresentador do programa online de duas a três vezes por semana.
Outra mídia, mesmo formato
As rivais CBS e NBC também usam a internet, porém ainda costumam retransmitir na rede segmentos da TV tradicional. O CBS Evening News with Katie Couric, por exemplo, vai ao ar, ao vivo, simultaneamente na TV e na internet. Já a NBC disponibiliza o NBC Nightly News with Brian Williams na rede após sua apresentação na mídia tradicional. Segundo a NBC, o Nightly News é assistido no sítio MSNBC.com 10 milhões de vezes ao mês. O Evening News, da CBS, ocupa o terceiro lugar na preferência dos internautas, atrás do World News, da ABC. Informações de Brian Stelter [The New York Times, 12/10/07].