A BBC Worldwide, braço comercial da rede britânica, anunciou na semana passada uma parceria com o sítio de compartilhamento de vídeos e rede social MySpace, a fim de tornar seu conteúdo disponível online, noticia Brian Stelter [The New York Times, 24/1/08]. O MySpace, de propriedade da News Corporation, afirmou que se trata de seu primeiro acordo global com uma grande emissora. Os lucros publicitários serão compartilhados pelas duas empresas.
O MySpace TV é o segundo maior sítio de vídeos do mundo, perdendo em popularidade apenas para o YouTube – com o qual a emissora britânica também já fez uma parceria. A iniciativa é uma oportunidade para que a BBC atinja consumidores mais jovens. ‘Esta parceria dá continuidade a nossa estratégia de colocar o conteúdo da BBC onde a audiência está, no tempo em que ela quiser assistir aos vídeos’, ressalta Simon Danker, diretor de mídia digital da BBC Worldwide.
A parceria é importante também para o MySpace, que conta com 13 versões em idiomas diferentes em todo o mundo, pois os acordos feitos anteriormente com empresas de mídia menores ficavam restritos a apenas alguns mercados. O conteúdo da BBC, no entanto, passa a ser disponibilizado em todos os 23 sítios regionais do MySpace. ‘Nossos usuários estão consumindo uma enorme quantidade de vídeo’, afirma Jeff Berman, gerente geral da MySpace TV.