O Google irá ajudar a construir uma tenda para centenas de blogueiros na convenção democrata em Denver, na semana que vem, e oferecerá serviços similares na convenção republicana em setembro, noticia Amy Schatz [The Wall Street Journal, 19/8/08].
O espaço conhecido como ‘Grande Tenda’ terá capacidade para 500 blogueiros que se dispuserem a pagar US$ 100. Além de acesso à rede e upload de vídeos no YouTube, os presentes terão colchões para tirarem um cochilo, bebidas e comidas, massagens e bufê de doces. Na noite final da convenção, o Google está co-patrocinando uma festa com a revista Vanity Fair.
Na convenção republicana, 200 blogueiros já estão credenciados. ‘Reconhecemos que é um novo mundo agora com os blogueiros. São tantos locais onde podemos conseguir informações’, avaliou Joanna Burgos, porta-voz da convenção.
Crescimento da nova mídia
Há quatro anos, o Google não era uma presença significativa nas convenções dos partidos republicano e democrata. Na campanha deste ano, ficou claro o crescimento da nova mídia, com blogueiros oferecendo cobertura dos eventos via YouTube ou outros sítios de compartilhamento de vídeos.
Com o potencial de ter um blogueiro em cada canto e delegados dos partidos equipados com celulares com câmeras em qualquer reunião – inclusive nas fechadas a jornalistas e blogueiros – a privacidade se tornou rara. ‘Não há nada em off mais. Não há mais momentos de privacidade’, opinou Simon Rosenberg, presidente e fundador do New Politics Institute (NPN, ex-New Democrat Network).