Sinais da crise? O Washington Post publicou, na semana passada, um anúncio publicitário na primeira página de sua seção esportiva. É a primeira vez em décadas que o jornalão fornece espaço na página principal de uma seção noticiosa para publicidade. Segundo Frank Ahrens, em artigo no próprio Post [17/3/07], a concessão de espaço é um ‘sinal de tempos difíceis na indústria jornalística, quando jornais buscam novas receitas para ajudar a compensar a queda de circulação e publicidade’. ‘Nós, na redação, sentimos que o espaço inicial das seções é um espaço tradicionalmente sagrado, então é com certa relutância que o disponibilizamos para anunciantes’, afirmou Philip Bennet, chefe de redação do diário, sobre a peça publicitária do canal de TV a cabo Comcast SportsNet.
Cansada da mídia, Lady Black insulta jornalistas
A mulher do ex-magnata de mídia Conrad Black se recusou a pedir desculpas por ter chamado uma repórter canadense de ‘vadia’ e por dizer a duas outras jornalistas que elas eram ‘gentalha’. Lady Barbara Amiel Black foi ouvida, no início da semana passada, xingando a repórter de uma emissora de TV canadense, quando deixava o tribunal que julga seu marido por acusações de fraude. Ela teria então virado para duas outras jornalistas e dito ‘você são todos uma gentalha. Estou cansada disso’, referindo-se ao assédio da imprensa. Conrad Black, que é acusado de desvio de verbas de suas próprias empresas, acusa a imprensa de ignorar seu direito de ser considerado inocente até que se prove o contrário. O empresário, que dirigia o conglomerado Hollinger, dono de títulos como Daily Telegraph, de Londres, National Post, do Canadá, Jerusalem Post e Chicago Sun-Times, teria desviado dinheiro de seus negócios para dar caros presentes a sua mulher. Entre as extravagâncias do casal Black estariam luxuosas festas de aniversário e viagens a ilhas do Pacífico. Informações da AFP [20/3/07].