Quatro membros da equipe do telejornal russo 24, da emissora Ren-TV, pediram demissão no início da semana passada em protesto contra a censura e o controle sistemático da programação pela nova administração da emissora. A âncora Olga Romanova, a diretora de notícias Elena Fedorova, a produtora Tatiana Kokova e a editora Olga Chorina deixaram o programa.
Em setembro, uma fatia de 35% da Ren-TV foi comprada por uma empresa próxima ao governo. Com isso, reclamam as jornalistas, os programas de notícias passaram a sofrer interferência administrativa em seu conteúdo editorial. O 24 era o último telejornal nacional crítico – mesmo que com tom brando – ao Kremlin.
Há duas semanas, a âncora chegou a ser barrada no estúdio. Em entrevista, Elena criticou a falta de profissionalismo da nova administração e reclamou de um ‘novo sistema de cartões de acesso aos escritórios da produção e novos critérios de escolha dos especialistas convidados a participar do programa’. Informações de Nick Paton Walsh [The Guardian, 7/12/05] e dos Repórteres Sem Fronteiras [7/12/05].