Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

EUA criam programa para jornalistas estrangeiros

De acordo com o Washington File, sítio produzido pelo Escritório de Programas de Informações Internacionais do Departamento de Estado dos EUA, uma nova parceria público-privada permitirá que mais de 100 jornalistas estrangeiros estudem e vivenciem as práticas jornalísticas americanas através do programa de jornalismo Edward R. Murrow.


A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, anunciou o programa no dia 13/12 e afirmou que ele enfatizará valores jornalísticos, como ‘integridade, ética, coragem e responsabilidade social’, praticados por Murrow, correspondente de notícias de rádio e televisão de 1935 a 1960, e chefe da Agência de Informação dos EUA de 1961 e 1963. ‘Todos nós sabemos que o pilar de uma sociedade livre é uma imprensa livre, e isto é crucial para a fundação de qualquer democracia’, afirmou a secretária.


Karen Hughes, subsecretária de Estado para diplomacia e relações públicas, elogiou o programa, diante dos novos desafios enfrentados pela diplomacia pública americana – principalmente depois de supostas notícias plantadas na mídia iraquiana pelo governo americano. ‘Durante a Guerra Fria, os diplomatas da nação trabalharam para fornecer informações em sociedades fechadas. Hoje, com as informações mais disponíveis, há uma maior necessidade de ajudar jornalistas estrangeiros a aprimorarem suas habilidades e de oferecer-lhes a oportunidade de viajar para os EUA e encontrar cidadãos americanos’, disse Karen.


Geoffrey Cowen, diretor da Escola de Comunicação Annenberg da Universidade da Southern California, instituição parceira do programa Murrow, concorda com os comentários da subsecretária. ‘Há a necessidade de jornalistas bem treinados em uma era onde, mais do que nunca, as pessoas e as nações têm de entender melhor outras culturas’, enfatizou.


O Escritório de Relações Educacionais e Culturais do Departamento de Estado americano, que administra o programa, informou que a chegada dos primeiros participantes está prevista para abril do ano que vem. Informações de Michael Jay Friedman [Washington File, 13/12/05].