A televisão abocanhou 66,99% das verbas de investimento em mídia do Governo Federal em 2014, incluindo todos os órgãos da administração direta e todas as empresas da administração indireta. O investimento total, divulgado pela Secom na sexta-feira (24/4), foi de R$ 2,321 bilhões, dos quais R$ 1,555 bilhão foi destinado à televisão.
A participação da mídia cresceu de um ano para o outro, embora o valor absoluto tenha caído, como reflexo de uma redução nos gastos com mídia. Em 2013, a participação da televisão no investimento em mídia foi de 64,62% (R$ 1,591 bilhão), quando o investimento total foi de R$ 2,462 bilhões.
A redução nos investimentos em mídia teve reflexos nos valores absolutos em quase todas as modalidades, com exceção da Internet, que apresentou, de um ano para o outro, um crescimento de 22,8% para R$ 195,69 milhões.
A tabela divulgada pela Secom traz ainda as mídias jornal (R$ 144,89 milhões), rádio (R$ 148,56 milhões), revista (R$ 109,74 milhões), outdoor (R$ 2,50 milhões), cinema (R$ 9,03 milhões) e mídia exterior (R$ 155,72 milhões).
***
Fernando Lauterjung, do Tela Viva