Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornal descobre dados secretos da CIA pela internet

A agência secreta mais famosa do mundo terá que melhorar suas habilidades se quiser manter a fama. As identidades de pouco mais de 2.600 funcionários da CIA e a localização de dezenas de locais de trabalho da agência nos EUA foram facilmente encontradas na internet pelo jornal Chicago Tribune.


O diário americano fez a investigação utilizando apenas programas de buscas na rede, e obteve as informações de serviços que cobram taxas pelo acesso a registros públicos. A partir dos dados encontrados, os funcionários foram identificados através de listas telefônicas, transações imobiliárias, registros de votação e outros documentos legais.


A descoberta foi publicada na edição de domingo (12/3), mas as identidades dos funcionários e outros detalhes não foram revelados para não prejudicá-los. O Tribune conseguiu identificar dezenas de instalações da agência em Chicago, Virgínia, Flórida, Ohio, Pensilvânia, Utah e Washington. Uma área de treinamento de agentes apelidada de ‘A Granja’ e situada em Camp Peary, na Virgínia, teve sua existência negada por décadas pela agência. O jornal demonstrou que uma simples busca na internet pelo termo ‘camp peary’ fornece resultados suficientes para identificar nomes e outros detalhes de 26 pessoas que trabalham no local ‘secreto’. A investigação revelou também números telefônicos internos da agência e endereços de e-mails utilizados para dar ou receber instruções durante operações secretas.


Diante dos fatos, a CIA não teve solução senão admitir suas falhas. ‘O secreto é uma tarefa complexa que se tornou ainda mais complexa na era da internet’, declarou ao Tribune a porta-voz da agência Jennifer Dick. Informações do New York Times [12/3/06] e do Periodista Digital [13/3/06].