Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Microblog vai permitir publicidade

O Twitter já conseguiu a popularidade. Agora, quer o dinheiro. O mais conhecido sistema de microblogging da rede, onde os usuários podem se comunicar com mensagens instantâneas curtas, conta com mais de 45 milhões de visitantes por mês – que usam o serviço gratuitamente. Esta semana, o site anunciou uma revisão em seus ‘termos de serviço’ para deixar claro aos usuários que pode servir de plataforma para anúncios publicitários.


‘Deixamos as portas abertas para a publicidade. Queremos manter nossas opções em aberto’, escreveu o fundador do Twitter, Biz Stone, no blog oficial do serviço, que foi lançado há dois anos. A venda de espaços publicitários continua a ser a principal maneira de sites gerarem renda para continuar gratuitos para os internautas.


Alguns analistas são céticos quanto ao uso de publicidade em redes sociais como o Twitter e o Facebook. Eles argumentam que anunciantes relutam em misturar suas marcas com o conteúdo – imprevisível – produzido por usuários. Já Stone vê o problema pelo outro lado: teme irritar seus fiéis internautas ao bombardeá-los com anúncios em suas páginas. Há quem acredite, entretanto, que os anunciantes deveriam ver as redes sociais como lugares onde os consumidores entram todos os dias; ou seja, ótimas oportunidades para expor seus produtos. Informações da Reuters [10/9/09].