Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Mídia tem mais poder que os políticos, diz pesquisa

Os britânicos acreditam que a mídia tem mais influência sobre o governo do que os Membros do Parlamento, revelou uma pesquisa divulgada na semana passada no país. O estudo conduzido pela Populus para o programa The Daily Politics, da BBC2, mostrou que seis em cada 10 eleitores (61%) acham que os jornais são mais influentes na administração do Reino Unido do que os próprios políticos. Um terço dos entrevistados disse discordar da afirmação.

Os resultados da pesquisa foram divulgados logo após o chefe de polícia Terry Grange acusar o governo do primeiro-ministro Tony Blair de definir suas ações com base na pauta estipulada pelos tablóides britânicos. Segundo ele, as autoridades estariam se curvando às campanhas da mídia na criação de políticas e declarações públicas.

Um exemplo seria a campanha do tablóide News of the World sobre pedofilia. O jornal defende que os pais têm o direito de saber onde vivem os pedófilos. O governo anunciou, logo após a campanha lançada pelo tablóide, que pretende criar novas leis contra pedofilia. Grange divulgou uma lista com temas que, acredita, os ministros estejam abordando por pressão das campanhas e opiniões expressadas pela imprensa nacional. O governo nega as acusações. Informações de Julia Day [The Guardian, 23/6/06].